Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Onohara, Juliana Vasques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Katia de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Michele Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T14:20:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T14:20:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Onohara | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Consoante à perspectiva inclusiva e tendo como hipótese inicial a premissa de que os sistemas de ensino ainda apresentam severas dúvidas e inseguranças relacionadas à efetivação da adaptação curricular capaz de favorecer uma educação inclusiva de qualidade para estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa visa identificar e analisar informações, dados burocráticos e pedagógicos, de duas escolas públicas de um município do interior paulista, que permitam a constituição de um panorama fidedigno da realidade do processo educacional com foco no desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, no que tange aos processos de inclusão e adaptação curricular do estudante com deficiência intelectual (EDI). O objetivo da pesquisa versou sobre compreender as questões que envolvem a adaptação curricular no contexto da inclusão escolar de EDI, considerando a importância da formação continuada de professores para promover a efetiva inclusão. Para que a caracterização e descrição dos dados coletados fosse de fato eficaz, a opção metodológica efetuada neste estudo incidiu na pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, entrevistas e observação. A partir da análise dos dados foi possível compreender que às adaptações curriculares atuam como elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita e que, o investimento na formação continuada, reconduzindo as reflexões do professor sobre sua prática e o trabalho colaborativo com o professor do Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para êxito do processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,21MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Formação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Onohara.pdf | https://hdl.handle.net/11449/259749 | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972260/2/Dissertacao_Onohara.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons