Formação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOnohara, Juliana Vasques-
Autor(es): dc.contributor.authorGalhardo, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Katia de Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Michele Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T14:20:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T14:20:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-19-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Onoharapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972260-
Resumo: dc.description.abstractConsoante à perspectiva inclusiva e tendo como hipótese inicial a premissa de que os sistemas de ensino ainda apresentam severas dúvidas e inseguranças relacionadas à efetivação da adaptação curricular capaz de favorecer uma educação inclusiva de qualidade para estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa visa identificar e analisar informações, dados burocráticos e pedagógicos, de duas escolas públicas de um município do interior paulista, que permitam a constituição de um panorama fidedigno da realidade do processo educacional com foco no desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, no que tange aos processos de inclusão e adaptação curricular do estudante com deficiência intelectual (EDI). O objetivo da pesquisa versou sobre compreender as questões que envolvem a adaptação curricular no contexto da inclusão escolar de EDI, considerando a importância da formação continuada de professores para promover a efetiva inclusão. Para que a caracterização e descrição dos dados coletados fosse de fato eficaz, a opção metodológica efetuada neste estudo incidiu na pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, entrevistas e observação. A partir da análise dos dados foi possível compreender que às adaptações curriculares atuam como elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita e que, o investimento na formação continuada, reconduzindo as reflexões do professor sobre sua prática e o trabalho colaborativo com o professor do Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para êxito do processo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,21MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleFormação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertacao_Onohara.pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2597491,24 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972260/2/Dissertacao_Onohara.pdfDownload

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