Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Flávia Caroline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villela, Fabio Camargo Bandeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Kátia de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-04T13:36:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-04T13:36:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | ferreira_fc_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972258 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Linha de Pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”, investigou em que medida as práticas colaborativas entre o professor regente da classe comum e Professor Especializado da Educação Especial, em uma escola de Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Estado de São Paulo, podem contribuir para a implementação de ajustes curriculares dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. A pesquisa foi constituída pela metodologia de estudo de caso e teve como sujeitos três professoras regentes das classes comuns e uma Professora Especializada da Educação Especial. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados obtidos revelaram que a construção de uma cultura colaborativa e inclusiva na escola requer envolvimento e ações que vão além da contribuição da Professora Especializada. Evidenciou-se a necessidade de organização e efetivação de práticas colaborativas em hora de trabalho pedagógico coletivo, principalmente para a sistematização e implementação de ajustes curriculares. Do ponto de vista prático dos ajustes curriculares dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, constatou-se o foco voltado às suas condições primárias e, como resultado, identificamos atividades simplificadas, que não estimulavam níveis superiores de pensamento. Ainda que o papel da Professora Especializada tenha sido importante para nortear esse trabalho, sobretudo em visitas de observação intermitentes, é imperativa a formação continuada em serviço para os professores acerca de como realizar ajustes curriculares em uma perspectiva inclusiva que vise níveis mais elevados de ensino a todos da turma, a partir dos conteúdos curriculares. Diante desse contexto, foi criado como recurso educacional um guia que objetiva ajudar os professores a compreenderem o processo de elaboração dos ajustes curriculares e colocá-los em prática com a diversidade dos seus estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,84MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas colaborativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ajustes curriculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas colaborativas para a implementação de ajustes curriculares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ferreira_fc_me_prud.pdf | https://hdl.handle.net/11449/258450 | 3,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972258/1/ferreira_fc_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: