Práticas colaborativas para a implementação de ajustes curriculares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Flávia Caroline-
Autor(es): dc.contributor.authorVillela, Fabio Camargo Bandeira-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Kátia de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-04T13:36:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-04T13:36:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
identificador: dc.identifier.otherferreira_fc_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972258-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Linha de Pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”, investigou em que medida as práticas colaborativas entre o professor regente da classe comum e Professor Especializado da Educação Especial, em uma escola de Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Estado de São Paulo, podem contribuir para a implementação de ajustes curriculares dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. A pesquisa foi constituída pela metodologia de estudo de caso e teve como sujeitos três professoras regentes das classes comuns e uma Professora Especializada da Educação Especial. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados obtidos revelaram que a construção de uma cultura colaborativa e inclusiva na escola requer envolvimento e ações que vão além da contribuição da Professora Especializada. Evidenciou-se a necessidade de organização e efetivação de práticas colaborativas em hora de trabalho pedagógico coletivo, principalmente para a sistematização e implementação de ajustes curriculares. Do ponto de vista prático dos ajustes curriculares dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, constatou-se o foco voltado às suas condições primárias e, como resultado, identificamos atividades simplificadas, que não estimulavam níveis superiores de pensamento. Ainda que o papel da Professora Especializada tenha sido importante para nortear esse trabalho, sobretudo em visitas de observação intermitentes, é imperativa a formação continuada em serviço para os professores acerca de como realizar ajustes curriculares em uma perspectiva inclusiva que vise níveis mais elevados de ensino a todos da turma, a partir dos conteúdos curriculares. Diante desse contexto, foi criado como recurso educacional um guia que objetiva ajudar os professores a compreenderem o processo de elaboração dos ajustes curriculares e colocá-los em prática com a diversidade dos seus estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas colaborativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAjustes curricularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titlePráticas colaborativas para a implementação de ajustes curricularespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
ferreira_fc_me_prud.pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2584503,94 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972258/1/ferreira_fc_me_prud.pdfDownload