HQ’S E O ENSINO DE HISTÓRIA: uma leitura da representação do negro no panorama do segundo reinado brasileiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Izaias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-03T19:09:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-03T19:09:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972252-
Resumo: dc.description.abstractA utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em aulas de História tem se tornado cada vez mais frequente, não só por seu potencial dinâmico, mas também pela acessibilidade que o seu gênero textual oferece. Sabendo disso, objetiva-se entender as representações sociais ocupados pelos negros no Império Brasileiro e como isso pode servir de reflexão para a constituição da identidade negra na atualidade, uma vez que o problema de estudo apresenta-se a partir da falta do sentimento de pertencimento dos alunos com o quilombo. Tendo no ensino de História um espaço de problematização da temática étnico-racial e nas Histórias em Quadrinhos (HQs) um meio possível de se estabelecer análises. A intenção é utilizar a HQ, enquanto recurso didático ‒ imagens e textos ‒, no ensino de História, tomando como norte a crítica em torno da colonialidade do saber e do poder. A Lei nº 10.639/03, enquanto um dos marcos da Educação Básica, apresenta-se como indicativo de epistemologias e pedagogias contra hegemônicas, em especial quando aponta para o ensino de História, suscitando um compromisso e valorização de conhecimento e ações em torno de grupos e indivíduos historicamente subalternizados, como é o caso de parte dos alunos(as) assistidos pela Escola de Referência Jarina Maia, advindos da Comunidade Quilombola de Brejinho- João Alfredo-PE. O uso de HQs justifica-se na medida em que serve de suporte para o ensino de História e das relações étnico raciais, de forma a acionar a imagem e os balões de fala como recursos imagéticos, que venham a contribuir com a apreensão do conteúdo estudado. O produto vem a ser a construção de uma sequência didática, tendo como suporte o uso das HQs no ensino de História, com vista a estabelecer (re)leituras por parte dos discentes, quanto à representação do negro investida na História do século XIX brasileiro. O trabalho segue amparado na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.790 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHQpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
Título: dc.titleHQ’S E O ENSINO DE HISTÓRIA: uma leitura da representação do negro no panorama do segundo reinado brasileiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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