PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA CRUZ DA MENINA, DONA INÊS – PB

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Elinaide-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-03T19:05:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-03T19:05:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972211-
Resumo: dc.description.abstractOs quilombos são um símbolo de resistência negra, atravessados por uma história de escravidão no país. Na contemporaneidade, podem ser apreendidos pela dinâmica e complexa relação com seus territórios, culturas e patrimônio histórico, no curso de formação de identidades e luta por cidadania. O trabalho com o Quilombo Cruz da Menina, Dona Inês – PB, justifica-se pelo fato de que estudar a comunidade, é, pois, contribuir com a constituição de uma memória/história negra, de enfrentamento e ressignificação da narrativa eurocêntrica. Para além, é, pois, (re)constituir espaços em torno do fortalecimento das identidades quilombolas, dos discentes assistidos pela Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, uma vez que há uma problemática real em torno dos corpos negros, sendo o ambiente escolar, muitas das vezes, local de (re)produção de preconceitos. O objetivo traçado visa contribuir com o fortalecimento da Educação Patrimonial e Educação Antirracista, tomando como ponto de partida o estudo do patrimônio material da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, de modo a abordar aspectos da memória, territorialidade e a arte. Acerca do suporte teórico, tem-se nos conceitos de memória, patrimônio histórico, quilombo e identidade, a base da pesquisa. Enquanto metodologia apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo, documental e de revisão bibliográfica. O produto, “Catálogo de Cores”, volta-se para uso na segunda fase do ensino fundamental, tendo como tema o patrimônio material quilombola, através de registro fotográfico e sua descrição, de maneira a projetar a memória transmitida, absolvida e interpretada por meio de objetos, edificações, esculturas e vestimentas. Essa proposta didática se situa na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, e tende ao diálogo do patrimônio histórico local, o ensino de História e a valorização das identidades negras, tomando como referência o patrimônio, o quilombo e os quilombolas da Cruz da Menina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.804 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes históricos no espaço escolarpt_BR
Título: dc.titlePATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA CRUZ DA MENINA, DONA INÊS – PBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons