Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FORTE, ANA BEATRIZ CARNEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-01T12:32:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-01T12:32:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Ana_Beatriz_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre os Direitos Humanos e a educação básica, com ênfase nas contribuições da Sociologia para o ensino desse conjunto de direitos no contexto escolar. Para tanto, propõe-se uma intervenção pedagógica que utiliza fotografias produzidas pelos estudantes do ensino médio como recurso para promover a discussão acerca dos direitos humanos. Além disso, apresenta uma proposta de atividade pedagógica fundamentada na pedagogia histórico-crítica de Gasparin (2009), em que professores e alunos colaboram na descoberta dos conteúdos científico-culturais presentes no ambiente escolar. O estudo iniciou-se com a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre direitos humanos e suas expectativas de aprendizagem sobre o tema, visando à elaboração de uma sequência didática. Como resultado, foi desenvolvido um plano de ensino que exigiu dos estudantes a utilização da imaginação sociológica e fotográfica para retratar os direitos humanos por meio de fotografias. Sobre a conclusão, foram observadas as descobertas dos estudantes sobre os direitos como algo inerente à cidadania, promovendo uma nova percepção que rompe com estigmas e equívocos que relacionam os direitos humanos à defesa de “criminosos” em detrimento dos “cidadãos de bem”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,8mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | direitos humanos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia; | pt_BR |
Título: dc.title | DIREITOS HUMANOS EM MEU COTIDIANO: IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA A PARTIR DO USO DA FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons