O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Priscila Franco-
Autor(es): dc.contributor.authorAuth, Milton Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T09:34:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T09:34:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Priscila Franco Diaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972144-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de Ciências desempenha um papel fundamental na formação de estudantes críticos e conscientes em um mundo cada vez mais influenciado pela Ciência e Tecnologia. Com esse propósito, foi desenvolvida uma Unidade Curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental, baseada no Tema Gerador “A Água e o seu Tratamento” e estruturada segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta é composta por sete módulos de ensino, abordando diferentes aspectos do tema e estimulando a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Os módulos foram implementados em quatro turmas do 6º ano, totalizando aproximadamente 120 estudantes e distribuídos ao longo de doze horas/aula por turma. Para analisar os impactos da proposta, foram estabelecidas cinco categorias de análise dos conteúdos desenvolvidos com os estudantes. Os resultados evidenciam que a efetividade da prática pedagógica depende do compromisso docente em promover um ensino significativo, que reconheça o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Ao propor atividades que valorizam os conhecimentos prévios e as especificidades de aprendizagem dos estudantes, a Unidade Curricular favorece a construção de uma relação mais reflexiva e consciente com o conhecimento científico, estimulando a percepção da Ciência como parte do cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent822 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectáguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleO tema água no ensino de ciências: uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.