Interdisciplinaridade, modelagem matemática, tecnologias e escrita no ensino e aprendizagem de função do 1o grau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Loren Grace Kellen Maia-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Maria Teresa Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T09:15:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T09:15:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Loren Grace Kellen Maia Amorimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972142-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Final é fruto da dissertação de mestrado que se intitula “Interdisciplinaridade, Modelagem Matemática, Tecnologias e Escrita no Ensino e Aprendizagem de Função do 1º Grau”. A pesquisa registrada na dissertação foi produzida durante a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Teresa Menezes Freitas. A pesquisa teve seu embasamento teórico, entre outros, nos estudos sobre a interdisciplinaridade e buscou explorar o tema água nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências para verificar a possibilidade de explorar essas três áreas de ensino de forma interligada. Durante a pesquisa foram realizados alguns encontros entre as professoras das referidas disciplinas para decidir quais recursos seriam utilizados, quais os conteúdos seriam explorados e para determinar sobre o desenvolvimento das tarefas em cada turma, respeitando as especificidades de cada disciplina, ou seja, cada professora trabalhou os conteúdos apropriados ao nono do Ensino Fundamental explorando o tema água e, sempre que possível interligando os conteúdos em pauta com a matéria que estava sendo trabalhada nas outras disciplinas. Partindo dos resultados obtidos na pesquisa criou-se uma unidade didática com as tarefas desenvolvidas nas aulas de Matemática. Além de alguns detalhes sobre a experiência do estudo, também será apresentado neste produto as propostas criadas pelas professoras de Português e Ciências, que tiveram o envolvimento e participação das três professoras responsáveis. A intensão do produto ora apresentado é oferecer uma contribuição aos professores de Matemática do Ensino Fundamental exibindo sugestões de tarefas que envolvem o ensino de Função de 1º grau de forma interdisciplinar. A pesquisa evidenciou que a abordagem do conteúdo de forma interdisciplinar, utilizando como recurso a Modelagem Matemática, a TICs e a Escrita tornou a aprendizagem eficaz e duradoura. Os resultados apresentados na pesquisa foram considerados significativos e algumas interações são registradas neste texto a título de ilustração. Ressalta-se que o produto ora apresentado pode sofrer alterações e os alunos em cada turma podem ter desempenhos diferenciados fazendo surgir outros desdobramentos diferentes daqueles evidenciados durante a pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1414 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectequações do 1o graupt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttrabalho colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleInterdisciplinaridade, modelagem matemática, tecnologias e escrita no ensino e aprendizagem de função do 1o graupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons