Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Loren Grace Kellen Maia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Maria Teresa Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T09:15:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T09:15:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Loren Grace Kellen Maia Amorim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Final é fruto da dissertação de mestrado que se intitula “Interdisciplinaridade, Modelagem Matemática, Tecnologias e Escrita no Ensino e Aprendizagem de Função do 1º Grau”. A pesquisa registrada na dissertação foi produzida durante a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Teresa Menezes Freitas. A pesquisa teve seu embasamento teórico, entre outros, nos estudos sobre a interdisciplinaridade e buscou explorar o tema água nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências para verificar a possibilidade de explorar essas três áreas de ensino de forma interligada. Durante a pesquisa foram realizados alguns encontros entre as professoras das referidas disciplinas para decidir quais recursos seriam utilizados, quais os conteúdos seriam explorados e para determinar sobre o desenvolvimento das tarefas em cada turma, respeitando as especificidades de cada disciplina, ou seja, cada professora trabalhou os conteúdos apropriados ao nono do Ensino Fundamental explorando o tema água e, sempre que possível interligando os conteúdos em pauta com a matéria que estava sendo trabalhada nas outras disciplinas. Partindo dos resultados obtidos na pesquisa criou-se uma unidade didática com as tarefas desenvolvidas nas aulas de Matemática. Além de alguns detalhes sobre a experiência do estudo, também será apresentado neste produto as propostas criadas pelas professoras de Português e Ciências, que tiveram o envolvimento e participação das três professoras responsáveis. A intensão do produto ora apresentado é oferecer uma contribuição aos professores de Matemática do Ensino Fundamental exibindo sugestões de tarefas que envolvem o ensino de Função de 1º grau de forma interdisciplinar. A pesquisa evidenciou que a abordagem do conteúdo de forma interdisciplinar, utilizando como recurso a Modelagem Matemática, a TICs e a Escrita tornou a aprendizagem eficaz e duradoura. Os resultados apresentados na pesquisa foram considerados significativos e algumas interações são registradas neste texto a título de ilustração. Ressalta-se que o produto ora apresentado pode sofrer alterações e os alunos em cada turma podem ter desempenhos diferenciados fazendo surgir outros desdobramentos diferentes daqueles evidenciados durante a pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1414 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | equações do 1o grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade, modelagem matemática, tecnologias e escrita no ensino e aprendizagem de função do 1o grau | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Loren Grace Kellen Maia Amorim.pdf | Produto Educacional - Loren Grace Kellen Maia Amorim | 1.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972142/2/Produto Educacional - Loren Grace Kellen Maia Amorim.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons