Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Beatriz Aparecida Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-31T09:01:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-31T09:01:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Beatriz Aparecida Silva Alves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972140 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho constitui o produto final obtido da dissertação de mestrado, desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da Profª. Drª. Fabiana Fiorezi de Marco. Na pesquisa, de caráter qualitativo, apresentamos nossa preocupação com a formação do pensamento algébrico e do conceito de equações de 1° grau sob a perspectiva da atividade orientadora de ensino (MOURA, 1992; 2000; 2001). Os princípios norteadores dessas atividades versam sob os nexos conceituais da álgebra: fluência, campo de variação e variável (SOUSA, 2004), que podem ser apreendidos à luz da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1989; 1991; LEONTIEV, 1978; 1983) e dos princípios de Davidov (1982; 1987) acerca da construção do conhecimento teórico. O estudo foi realizado com 27 estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Uberlândia/MG, com faixa etária entre 12 a 15 anos, para os quais buscamos organizar uma unidade didática que permitisse cumprir com o objetivo da formação conceitual do pensamento algébrico e de equações de 1° grau. Com o presente produto esperamos oferecer uma contribuição aos professores de matemática, especialmente para o trabalho com o ensino de equações de 1° grau por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem que propiciem a formação do conhecimento teórico. Salientamos que o objetivo desse produto é aguçar no professor o desejo em organizar sua prática de modo a promover a apropriação do conhecimento teórico pelos estudantes, corroborando-se como um referencial, mas excluindo-se a ideia de uma “receita” para o trabalho com a formação do pensamento algébrico e o conceito de equações de 1° grau. Aos interessados em conhecer nossa pesquisa, estamos à disposição para socializar nossas descobertas e vivências assim como, trocar ideias e fomentarmos ainda mais nossos estudos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 887 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | equações de 1o grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | perspectiva histórico-cultural | pt_BR |
Título: dc.title | A ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM EQUAÇÕES DE 1º GRAU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Beatriz Aparecida Silva Alves.pdf | Produto Educacional - Beatriz Aparecida Silva Alves | 886.99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972140/2/Produto Educacional - Beatriz Aparecida Silva Alves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons