A ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM EQUAÇÕES DE 1º GRAU

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Beatriz Aparecida Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Fabiana Fiorezi de Marco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-31T09:01:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-31T09:01:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Beatriz Aparecida Silva Alvespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972140-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho constitui o produto final obtido da dissertação de mestrado, desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da Profª. Drª. Fabiana Fiorezi de Marco. Na pesquisa, de caráter qualitativo, apresentamos nossa preocupação com a formação do pensamento algébrico e do conceito de equações de 1° grau sob a perspectiva da atividade orientadora de ensino (MOURA, 1992; 2000; 2001). Os princípios norteadores dessas atividades versam sob os nexos conceituais da álgebra: fluência, campo de variação e variável (SOUSA, 2004), que podem ser apreendidos à luz da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1989; 1991; LEONTIEV, 1978; 1983) e dos princípios de Davidov (1982; 1987) acerca da construção do conhecimento teórico. O estudo foi realizado com 27 estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Uberlândia/MG, com faixa etária entre 12 a 15 anos, para os quais buscamos organizar uma unidade didática que permitisse cumprir com o objetivo da formação conceitual do pensamento algébrico e de equações de 1° grau. Com o presente produto esperamos oferecer uma contribuição aos professores de matemática, especialmente para o trabalho com o ensino de equações de 1° grau por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem que propiciem a formação do conhecimento teórico. Salientamos que o objetivo desse produto é aguçar no professor o desejo em organizar sua prática de modo a promover a apropriação do conhecimento teórico pelos estudantes, corroborando-se como um referencial, mas excluindo-se a ideia de uma “receita” para o trabalho com a formação do pensamento algébrico e o conceito de equações de 1° grau. Aos interessados em conhecer nossa pesquisa, estamos à disposição para socializar nossas descobertas e vivências assim como, trocar ideias e fomentarmos ainda mais nossos estudos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent887 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectequações de 1o graupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectálgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectperspectiva histórico-culturalpt_BR
Título: dc.titleA ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM EQUAÇÕES DE 1º GRAUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
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