Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Monica Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sílvia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-27T21:21:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-27T21:21:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Monica Cunha Ramos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando pensamos na temática “Luz”, na maioria das vezes, associamos seu conceito, principalmente, a conteúdos relacionados a fenômenos ópticos. No ensino de Ciências, porém, com seu caráter naturalmente interdisciplinar, inúmeras são as abordagens que podem ser dadas a este tema, que se relaciona diretamente a eventos cotidianos na vida dos seres vivos, como por exemplo, a interação da luz com os materiais e a cor como sua aparência, a visão colorida, o azul do céu ou o vermelho do pôr do sol, o arco- íris, o metabolismo energético nas plantas e seus processos de germinação e floração, entre outros. Para tratar sobre esta temática, o Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia propôs o Curso de Formação Continuada de Professores “Luz e Vida”, baseado no Dialogicidade de Freire e nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). O curso teve como público alvo professores atuantes na Educação Básica de Ensino na área de Ciências, com duração total de 28 horas, distribuídas em sete encontros que ocorreram na Universidade Federal de Uberlândia. Dentre os objetivos principais do curso destacam-se: abordar os aspectos teóricos e práticos relacionados ao tema “Luz-Natureza da Luz”; sugerir alternativas metodológicas sobre as diferentes abordagens do tema; apresentar discussão a partir de relatos de experiências em sala de aula; sugerir procedimentos de elaboração e utilização de material didático e de atividades práticas. Para tratar tais objetivos e as diversas facetas que este tema apresenta foram enumerados alguns tópicos a serem trabalhados, como: planejamento e avaliação da aprendizagem; abordagens do tema Luz em sala de aula e nos documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdo Básico Comum de Ciência de Minas Gerais; metodologia e abordagens no Ensino de Ciências; espectroscopia, com aplicações na Física, Química, Astronomia; a relação entre os espectros de cores e a fotossíntese; óptica geométrica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2389 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | luz | pt_BR |
Título: dc.title | LUZ E VIDA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Monica Cunha Ramos.pdf | Produto educacional - Monica Cunha Ramos | 2.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972124/2/Produto educacional - Monica Cunha Ramos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons