LUZ E VIDA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Monica Cunha-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sílvia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-27T21:21:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-27T21:21:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Monica Cunha Ramospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972124-
Resumo: dc.description.abstractQuando pensamos na temática “Luz”, na maioria das vezes, associamos seu conceito, principalmente, a conteúdos relacionados a fenômenos ópticos. No ensino de Ciências, porém, com seu caráter naturalmente interdisciplinar, inúmeras são as abordagens que podem ser dadas a este tema, que se relaciona diretamente a eventos cotidianos na vida dos seres vivos, como por exemplo, a interação da luz com os materiais e a cor como sua aparência, a visão colorida, o azul do céu ou o vermelho do pôr do sol, o arco- íris, o metabolismo energético nas plantas e seus processos de germinação e floração, entre outros. Para tratar sobre esta temática, o Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia propôs o Curso de Formação Continuada de Professores “Luz e Vida”, baseado no Dialogicidade de Freire e nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). O curso teve como público alvo professores atuantes na Educação Básica de Ensino na área de Ciências, com duração total de 28 horas, distribuídas em sete encontros que ocorreram na Universidade Federal de Uberlândia. Dentre os objetivos principais do curso destacam-se: abordar os aspectos teóricos e práticos relacionados ao tema “Luz-Natureza da Luz”; sugerir alternativas metodológicas sobre as diferentes abordagens do tema; apresentar discussão a partir de relatos de experiências em sala de aula; sugerir procedimentos de elaboração e utilização de material didático e de atividades práticas. Para tratar tais objetivos e as diversas facetas que este tema apresenta foram enumerados alguns tópicos a serem trabalhados, como: planejamento e avaliação da aprendizagem; abordagens do tema Luz em sala de aula e nos documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdo Básico Comum de Ciência de Minas Gerais; metodologia e abordagens no Ensino de Ciências; espectroscopia, com aplicações na Física, Química, Astronomia; a relação entre os espectros de cores e a fotossíntese; óptica geométrica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2389 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectluzpt_BR
Título: dc.titleLUZ E VIDA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons