GUIA PARA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM DISCENTES AUTISTAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniFOA-Centro Universitário de Volta Redondapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Edilma Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ivanete da Rosa Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorGolvêa, Maria Aparecida Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-29T00:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-29T00:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PARA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM DISCENTES AUTISTASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972107-
Resumo: dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma ampla diversidade comportamental que pode impactar o desenvolvimento e a avaliação diagnóstica do desempenho escolar dos estudantes. Para promover uma aprendizagem significativa e funcional para essas crianças, é necessário fornecer recursos didáticos variados e apoio profissional. No entanto, muitas vezes os docentes não têm a formação adequada para apoiar efetivamente os discentes com TEA, o que pode prejudicar a sua inclusão efetiva. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa e incluiu uma revisão integrativa para coletar conteúdos que comporiam o Produto Educacional (PE). O PE, chamado de "Guia para intervenção pedagógica com discentes autistas", foi desenvolvido seguindo um referencial de pesquisa metodológica, que definiu etapas de produção, validação e aplicação. A etapa de validação do guia foi realizada com docentes da rede pública municipal de Resende, e a etapa de aplicação foi conduzida por meio de uma oficina para capacitar os professores a trabalhar com estudantes nas etapas iniciais da educação básica.O guia foi aprovado na validação e avaliação, com uma porcentagem superior a 83,8% de respostas "muito bom" e "excelente". Após a aplicação da oficina e avaliação do PE, o conteúdo foi considerado significativo, concreto e esclarecedor. O produto final foi elogiado por sua qualidade e utilidade, sendo aprovado por unanimidade. Conclui-se que o guia desenvolvido nesta pesquisa contribuirá para abrir novas perspectivas no que diz respeito à intervenção pedagógica com o uso de jogos estruturados, proporcionando apoio efetivo aos estudantes com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,51MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Habilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleGUIA PARA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM DISCENTES AUTISTASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMECSMApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons