
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cruz e Silva, Kaio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melchiades da Silva, Amarildo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T20:15:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T20:15:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Kaio Cruz e Silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971988 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de razão, referenciadas teorica e metodologicamente, para estudantes do Ensino Fundamental, de modo que promova o processo de desenvolvimento do pensamento proporcional. O estudo insere-se no Programa de Investigação intitulado como “Programa Linsiano”, em que uma de suas diretrizes, ao qual este trabalho se vincula, é a investigação de uma reestruturação da matemática escolar fundamentada em modos de produção de significados. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, que foi desenvolvida utilizando uma pesquisa de campo, fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos. Enquanto projeto de desenvolvimento associado à pesquisa, foi produzido um produto educacional constituído por uma sequencia didática sobre a noção de razão para uso na sala de aula de matemática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 270 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tarefas, Ensino e Aprendizagem, Noção de razão, Matemática Escolar. | pt_BR |
| Título: dc.title | Pensamento Proporcional na matemática escolar: a noção de razão | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional Kaio Cruz.pdf | 269,97 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971988/2/Produto educacional Kaio Cruz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons