Pensamento Proporcional na matemática escolar: a noção de razão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz e Silva, Kaio-
Autor(es): dc.contributor.authorMelchiades da Silva, Amarildo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T20:15:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T20:15:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Kaio Cruz e Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971988-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de razão, referenciadas teorica e metodologicamente, para estudantes do Ensino Fundamental, de modo que promova o processo de desenvolvimento do pensamento proporcional. O estudo insere-se no Programa de Investigação intitulado como “Programa Linsiano”, em que uma de suas diretrizes, ao qual este trabalho se vincula, é a investigação de uma reestruturação da matemática escolar fundamentada em modos de produção de significados. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, que foi desenvolvida utilizando uma pesquisa de campo, fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos. Enquanto projeto de desenvolvimento associado à pesquisa, foi produzido um produto educacional constituído por uma sequencia didática sobre a noção de razão para uso na sala de aula de matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent270 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTarefas, Ensino e Aprendizagem, Noção de razão, Matemática Escolar.pt_BR
Título: dc.titlePensamento Proporcional na matemática escolar: a noção de razãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons