Educação Estatística e Data Comics: um manual para professores que ensinam Matemática e Estatística Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães Farias, Danilo-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha Bastos, Ronaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T19:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T19:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Danilo Magalhães Fariaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971981-
Resumo: dc.description.abstractColega professor(a), Meu nome é Danilo. Sou um professor que ensina Matemática e Estatística na escola. Produzi esse manual a partir da minha pesquisa de mestrado, pensando em professores como nós e tantos outros. Aqui, você vai encontrar três coisas: uma perspectiva de ensino e aprendizagem de Estatística baseada em dados; perguntas e respostas sobre Histórias em Quadrinhos e suas possibilidades na sala de aula de Matemática e Estatística; e tarefas pensadas para o Ensino Fundamental nas quais os Data Comics (quadrinhos cuja narrativa é orientada por dados) são a base para a discussão de temas estatísticos. As duas primeiras frentes possuem desdobramentos específicos, mas estão associadas na construção e na exploração das tarefas que apresentamos aqui. Os Data Comics presentes nessas tarefas contém vários elementos da Estatística dos Anos Finais do Ensino Fundamental: gráficos, taxas percentuais, medidas de tendência central... além disso, elas podem proporcionar discussões sobre conceitos basilares da Estatística Inferencial, como as ideias de amostra e população. Acreditamos que você encontrará aqui propostas "recicláveis". Isso significa que elas podem ser utilizadas em diferentes momentos da vida escolar dos seus estudantes, com encaminhamentos e focos de discussão adequados às necessidades deles. Se sinta à vontade para expandir, alterar e aplicar nossas tarefas da maneira que julgar adequado à sua prática docente. Gostaria de recomendar apenas que, em vez de encará-las como mais uma lista de exercícios – os conhecidos exercícios de "fixação", pense nelas como uma oportunidade de escutar àquilo que seus estudantes têm a dizer sobre Estatística, enquanto pensa nos motivos de eles dizerem o que dizem. Esse hábito pode lhe render possibilidades de interações e intervenções para orientá-los ao desejo de dizer novas coisas. Ao final de cada tarefa, você vai encontrar um conjunto de orientações, fruto da nossa experiência com alunos de verdade e em uma sala de aula de verdade. Essas orientações podem ajudá-lo na condução das atividades e alertá-lo das possíveis dificuldades enfrentadas por seus estudantes. Se quiser conferir os detalhes dessa experiência e da construção da nossa proposta como um todo, bem como o nosso referencial teórico e metodológico, te convido à leitura da nossa dissertação, que se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lá, você vai encontrar dezenas de trabalhos como o nosso, produzidos por alunos egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF. Parafraseamos o professor Roberto Baldino para revelar uma aprendizagem importante no percurso dessa pesquisa: Matemática e Estatística se ensinam ouvindo e se aprendem falando. Espero compartilhar dessa lição com você.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27685 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Educação Estatística. História em Quadrinhos. Produção de significados. Tarefas Educacionais.pt_BR
Título: dc.titleEducação Estatística e Data Comics: um manual para professores que ensinam Matemática e Estatística Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PE.pdf27,68 MBAdobe PDF/bitstream/capes/971981/2/PE.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons