
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães Farias, Danilo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha Bastos, Ronaldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-24T19:14:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-24T19:14:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Danilo Magalhães Farias | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971981 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Colega professor(a), Meu nome é Danilo. Sou um professor que ensina Matemática e Estatística na escola. Produzi esse manual a partir da minha pesquisa de mestrado, pensando em professores como nós e tantos outros. Aqui, você vai encontrar três coisas: uma perspectiva de ensino e aprendizagem de Estatística baseada em dados; perguntas e respostas sobre Histórias em Quadrinhos e suas possibilidades na sala de aula de Matemática e Estatística; e tarefas pensadas para o Ensino Fundamental nas quais os Data Comics (quadrinhos cuja narrativa é orientada por dados) são a base para a discussão de temas estatísticos. As duas primeiras frentes possuem desdobramentos específicos, mas estão associadas na construção e na exploração das tarefas que apresentamos aqui. Os Data Comics presentes nessas tarefas contém vários elementos da Estatística dos Anos Finais do Ensino Fundamental: gráficos, taxas percentuais, medidas de tendência central... além disso, elas podem proporcionar discussões sobre conceitos basilares da Estatística Inferencial, como as ideias de amostra e população. Acreditamos que você encontrará aqui propostas "recicláveis". Isso significa que elas podem ser utilizadas em diferentes momentos da vida escolar dos seus estudantes, com encaminhamentos e focos de discussão adequados às necessidades deles. Se sinta à vontade para expandir, alterar e aplicar nossas tarefas da maneira que julgar adequado à sua prática docente. Gostaria de recomendar apenas que, em vez de encará-las como mais uma lista de exercícios – os conhecidos exercícios de "fixação", pense nelas como uma oportunidade de escutar àquilo que seus estudantes têm a dizer sobre Estatística, enquanto pensa nos motivos de eles dizerem o que dizem. Esse hábito pode lhe render possibilidades de interações e intervenções para orientá-los ao desejo de dizer novas coisas. Ao final de cada tarefa, você vai encontrar um conjunto de orientações, fruto da nossa experiência com alunos de verdade e em uma sala de aula de verdade. Essas orientações podem ajudá-lo na condução das atividades e alertá-lo das possíveis dificuldades enfrentadas por seus estudantes. Se quiser conferir os detalhes dessa experiência e da construção da nossa proposta como um todo, bem como o nosso referencial teórico e metodológico, te convido à leitura da nossa dissertação, que se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lá, você vai encontrar dezenas de trabalhos como o nosso, produzidos por alunos egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF. Parafraseamos o professor Roberto Baldino para revelar uma aprendizagem importante no percurso dessa pesquisa: Matemática e Estatística se ensinam ouvindo e se aprendem falando. Espero compartilhar dessa lição com você. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 27685 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Educação Estatística. História em Quadrinhos. Produção de significados. Tarefas Educacionais. | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Estatística e Data Comics: um manual para professores que ensinam Matemática e Estatística Escolar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPG Educação Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE.pdf | 27,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971981/2/PE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons