Manual de Habilidades Sociais para Grupos Tutoriais da Aprendizagem Baseada em Problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Daniela Costa de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
Autor(es): dc.contributor.authorKUBRUSLY, Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Yasmim Berni-
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, João Pedro Inácio dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCIDRÃO, Jéssica Barbosa de Sá Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-24T17:25:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-24T17:25:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-26-
identificador: dc.identifier.otherManual de Habilidades Sociais para Grupos Tutoriais da Aprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971969-
Resumo: dc.description.abstractO Manual de Habilidades Sociais para Grupos Tutoriais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi um produto de dissertação de mestrado da aluna Daniela Costa de Oliveira Santos intilulada “Avaliação do Repertório de Habilidades Sociais e de Competências de Tutores de um Curso de Medicina dom Sistema de Aprendizagem Baseada dm Problemas”, tendo como orientadora a Profa Claudia Oliveira, e contando com a participação de alunos da iniciação cientifica da graduação.Trata-se de uma ferramenta educacional altamente relevante para o processo de ensino e aprendizagem em saúde, com foco nas metodologias ativas. O conteúdo do manual promove o conhecimento sobre a importância das habilidades sociais (HS) na interação aluno-docente, sendo muitas vezes necessário o treinamento das HS, tanto de alunos quanto de tutores, enfatizando a comunicação eficaz, empatia, escuta ativa e resolução de conflitos. Essas habilidades são indispensáveis na prática clínica, no trabalho em equipe multiprofissional e na relação com pacientes. O Manual fornece uma ponte entre teoria, prática e aspectos psicossociais do processo educacional, alertando para a necessidade de formação mais humanística, ética e crítica para profissionais da saúde. Ele enfoca sobre o impacto das deficiências em HS na saúde mental dos estudantes (ansiedade, depressão, isolamento), reforçando a necessidade de atenção ao bem-estar psicoemocional no ambiente acadêmico. Tem um alinhamento adequado à linha de pesquisa Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde do MESTED e vislumbramos partir de sua aplicabilidade prática um impacto no fortalecimento das práticas pedagógicas em instituições locais como a própria Unichristus, onde já vem sendo utilizado, e outras escolas de saúde da região, além de promover a disseminação de práticas educacionais inovadoras, podendo contribuir para a formação de tutores e preceptores do SUS, o que é vital para os programas de residência e internato. Pode ainda ter aplicabilidade em cursos de saúde de todo o país, especialmente Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, entre outros e ser referência para políticas públicas em educação na saúde, alinhado com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs), que enfatizam as metodologias ativas e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Em resumo, o manual representa um avanço importante na promoção de um ensino em saúde mais humanizado, colaborativo e alinhado com as demandas contemporâneas da prática clínica e educacional. Sua implementação pode gerar transformações significativas na formação de profissionais de saúde mais preparados técnica, emocional e socialmente, com impacto direto na qualidade da assistência à saúde em todo o Brasil. Encontra-se disponível no site da Editora Unichristus, nas línguas portuguesa e inglesa (https://www.unichristus.edu.br/uni_editoras/social-skills-handbook-for-problem-based-learning-tutorial-groups/).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9947 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMETODOLOGIAS ATIVASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMANUALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHABILIDADES SOCIAISpt_BR
Título: dc.titleManual de Habilidades Sociais para Grupos Tutoriais da Aprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons