Letramentos e alfabetização no 1º ano dos anos iniciais – das dificuldades à alegria de ler e escrever

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Raquel Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Irene da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T14:36:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T14:36:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-22-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Raquelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971900-
Resumo: dc.description.abstractO presente material intitulado Letramentos e alfabetização no 1º ano dos anos iniciais – das dificuldades à alegria de ler e escrever é o produto educacional da pesquisa realizada durante o curso do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. A pesquisa realizada no mestrado “Desafios da alfabetização e letramento nos anos iniciais” teve como objetivo detectar os principais desafios enfrentados pelos docentes voltados à alfabetização, na fase do pós-pandemia com as crianças que não frequentaram a escola no período anterior em uma escola do município de Cubatão. Proporcionar conhecimento referente a possíveis alternativas de abordagem pedagógica para se alcançar progresso na alfabetização, visando à aprendizagem e construção de conhecimento que levem à formação e autonomia dos futuros cidadãos capacitados a ler e a escrever com autonomia. Também, promover, por meio deste estudo, relações entre a experiência de uma professora alfabetizadora e a prática realizada que contribuam para a facilitação do trabalho do professor. Este material visa colaborar com o trabalho dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se, dessa forma, que o professor da Educação Básica possa utilizar esse material a fim de ampliar sua visão sobre os pressupostos que fundamentam a alfabetização e letramento, subsidiados por autores que reconhecidamente se debruçaram e trouxeram contribuições significativas à temática apresentada. As atividades sugeridas por meio deste material visam contribuir para a melhoria da prática do professor dos anos iniciais da Educação Básica e a melhoria da aprendizagem do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent789kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDificuldadespt_BR
Título: dc.titleLetramentos e alfabetização no 1º ano dos anos iniciais – das dificuldades à alegria de ler e escreverpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons