Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Isabele Barboza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-22T03:17:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-22T03:17:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/@isabellebarbozamaia6667 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sinais sobre termos de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971874 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto escolar de ensino bilíngue – Libras e português escrito, espera-se que professores criem seu próprio material didático e ministrem as aulas em língua de sinais, mediante inserção de ilustrações e recursos visuais, que permitem a associação do conteúdo com o contexto escolar e com o perfil dos alunos surdos, de modo que o ensino e a aprendizagem aconteçam por associações e façam sentido para o aluno (BRASIL, 2014). No que tange à disciplina de Matemática e o ensino para aprendizes surdos, alguns aspectos de fundamental importância não devem passar despercebidos: materiais didáticos autênticos, originais e adequados, interação e comunicação mediada pela língua de sinais, políticas públicas que atendam os alunos surdos em suas necessidades, uso de tecnologias apropriadas e ricas em recursos visuais e a formação inicial e continuada do docente e do intérprete de Libras e Língua Portuguesa. Esta pesquisa ancora-se em estudos sobre educação de surdos Garcia (2017), Radford (2006), Nunes e Moreno (1997) e em amparos jurídicos para esse público-alvo (BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2021) e, para referendar os estudos existentes sobre esse tema, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica (GIL, 2002), seguindo algumas etapas: busca de estudos por meio das palavras-chave sobre ensino de matemática para surdos, glossário de matemática em Libras, dicionário de matemática em Libras, dicionário trilíngue e manuário; análise de livros didáticos de Matemática do 8°ano do Ensino Fundamental para coletar termos a serem trabalhados em perspectiva bilíngue em um glossário com sinais-termos; busca e análise devídeos com sinais matemáticos para verificar se os sinais estão de acordo com o conteúdo. Como resultado, foi elaborado um glossário de Matemática em Libras e Português, constituído por 56 termos em português escrito e em Libras, com explicação sobre o conteúdo e demonstração do termo em imagem. O glossário está disponível em uma plataforma do Youtube, acessável também pelo códigoem QRCode, e busca contribuir com estudos sobre elaboração de materiais didáticos para aprendizes surdos, que poderão, também, ser um recurso para profissionais que atuam na educação de surdos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | vídeo do Youtube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | outro | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Surdos, Ensino de Matemática Bilíngue, Glossário de Matemática em Libras e Língua Portuguesa, Material didático para surdos | pt_BR |
Título: dc.title | Sinais sobre termos de matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto do curso de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons