Sinais sobre termos de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Isabele Barboza-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-22T03:17:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-22T03:17:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/@isabellebarbozamaia6667-
identificador: dc.identifier.otherSinais sobre termos de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971874-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto escolar de ensino bilíngue – Libras e português escrito, espera-se que professores criem seu próprio material didático e ministrem as aulas em língua de sinais, mediante inserção de ilustrações e recursos visuais, que permitem a associação do conteúdo com o contexto escolar e com o perfil dos alunos surdos, de modo que o ensino e a aprendizagem aconteçam por associações e façam sentido para o aluno (BRASIL, 2014). No que tange à disciplina de Matemática e o ensino para aprendizes surdos, alguns aspectos de fundamental importância não devem passar despercebidos: materiais didáticos autênticos, originais e adequados, interação e comunicação mediada pela língua de sinais, políticas públicas que atendam os alunos surdos em suas necessidades, uso de tecnologias apropriadas e ricas em recursos visuais e a formação inicial e continuada do docente e do intérprete de Libras e Língua Portuguesa. Esta pesquisa ancora-se em estudos sobre educação de surdos Garcia (2017), Radford (2006), Nunes e Moreno (1997) e em amparos jurídicos para esse público-alvo (BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2021) e, para referendar os estudos existentes sobre esse tema, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica (GIL, 2002), seguindo algumas etapas: busca de estudos por meio das palavras-chave sobre ensino de matemática para surdos, glossário de matemática em Libras, dicionário de matemática em Libras, dicionário trilíngue e manuário; análise de livros didáticos de Matemática do 8°ano do Ensino Fundamental para coletar termos a serem trabalhados em perspectiva bilíngue em um glossário com sinais-termos; busca e análise devídeos com sinais matemáticos para verificar se os sinais estão de acordo com o conteúdo. Como resultado, foi elaborado um glossário de Matemática em Libras e Português, constituído por 56 termos em português escrito e em Libras, com explicação sobre o conteúdo e demonstração do termo em imagem. O glossário está disponível em uma plataforma do Youtube, acessável também pelo códigoem QRCode, e busca contribuir com estudos sobre elaboração de materiais didáticos para aprendizes surdos, que poderão, também, ser um recurso para profissionais que atuam na educação de surdos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeo do Youtubept_BR
Idioma: dc.language.isooutropt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Surdos, Ensino de Matemática Bilíngue, Glossário de Matemática em Libras e Língua Portuguesa, Material didático para surdospt_BR
Título: dc.titleSinais sobre termos de matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão CMPDIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto do curso de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.