O Audiovisual como ferramenta de Ensino de Sociologia nas coleções de Ciências Humanas e Sociais aplicadas da Editora Moderna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Roderick Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Allan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T18:54:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T18:54:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherArtigo_Roderick_Allan_Conedupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971833-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho realiza uma breve análise do uso do audiovisual como ferramenta de ensino de Sociologia nas coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da editora Moderna aprovadas no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD 2021). A pesquisa faz parte de um trabalho mais abrangente no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) que pretende produzir um guia didático para a realização de festival de curtas nas escolas. A necessidade de mapear a presença da interface ensino de Sociologia e audiovisual nos livros didáticos do Novo Ensino Médio justifica a pesquisa. Os pressupostos teóricos são de que os indivíduos passaram a ser, simultaneamente, consumidores e produtores de imagens devido à popularização do acesso às mídias digitais e que os livros didáticos são uma forma de compreender as dinâmicas culturais de uma sociedade. A metodologia consistiu na identificação quantitativa de ocorrências do audiovisual nas quatro coleções de CHSA da editora Moderna do PNLD 2021 por meio de uma ferramenta de busca nos arquivos em PDF com o uso de palavras- chaves, bem como na correlação entre ocorrências e abordagem teórica recomendada em cada capítulo ou unidade temática, além de caracterização quanto ao tipo de inserção do audiovisual. Os resultados indicaram que a sociologia é a disciplina das humanas que mais utiliza o audiovisual como ferramenta de ensino e que as inserções do audiovisual se caracterizam mais como material de apoio ao conteúdo do que como recomendação de produção.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent130 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didaticopt_BR
Título: dc.titleO Audiovisual como ferramenta de Ensino de Sociologia nas coleções de Ciências Humanas e Sociais aplicadas da Editora Modernapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons