Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leitão, Thiago Galvão Brito | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Esteves, Divanilda Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T22:49:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T22:49:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO EF, por LEITÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional tem como foco o ensino da aplicação de juros e porcentagens em situações cotidianas, como compras e empréstimos, e foi desenvolvido como parte final desta dissertação. O material apresenta um quadro teórico sobre o tema, visando embasar o estudante na resolução de problemas práticos. O objetivo principal é promover o aprendizado de juros e porcentagens, capacitando o aluno a aplicar esse conhecimento em contextos reais, por meio de recursos tecnológicos, cálculos e abordagens interativas. Destinado a turmas do 9º ano, o conteúdo está alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta é oferecer uma abordagem mais atrativa e contextualizada, distanciando-se dos métodos tradicionais dos livros didáticos e conectando-se ao cotidiano dos estudantes, que frequentemente lidam com questões de matemática financeira. Espera-se que este material sirva como ponto de partida para outros profissionais, que possam reelaborá-lo e enriquecê-lo, contribuindo para uma aprendizagem significativa. O propósito é que os estudantes consolidem e apliquem esse conhecimento em suas vidas, indo além de fórmulas decoradas e situações artificiais, conforme destacado por Nasser (2010, p. 132): "É preciso preparar os alunos para concluir, por exemplo, que o desconto em pagamento à vista significa juros embutidos no financiado." A sequência didática foi organizada em três propostas: a Proposta 1 aborda o conceito de porcentagem e sua aplicação no orçamento doméstico e obtenção de descontos; a Proposta 2 diferencia juros simples e compostos, explorando sua variação ao longo do tempo; e a Proposta 3 foca na utilização de juros para escolher as melhores opções de financiamento e empréstimos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Porcentagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Matematica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática Financeira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO EF, por LEITÃO.pdf | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO EF, por LEITÃO | 2.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971831/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO EF, por LEITÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons