SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeitão, Thiago Galvão Brito-
Autor(es): dc.contributor.authorEsteves, Divanilda Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T22:49:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T22:49:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO EF, por LEITÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971831-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional tem como foco o ensino da aplicação de juros e porcentagens em situações cotidianas, como compras e empréstimos, e foi desenvolvido como parte final desta dissertação. O material apresenta um quadro teórico sobre o tema, visando embasar o estudante na resolução de problemas práticos. O objetivo principal é promover o aprendizado de juros e porcentagens, capacitando o aluno a aplicar esse conhecimento em contextos reais, por meio de recursos tecnológicos, cálculos e abordagens interativas. Destinado a turmas do 9º ano, o conteúdo está alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta é oferecer uma abordagem mais atrativa e contextualizada, distanciando-se dos métodos tradicionais dos livros didáticos e conectando-se ao cotidiano dos estudantes, que frequentemente lidam com questões de matemática financeira. Espera-se que este material sirva como ponto de partida para outros profissionais, que possam reelaborá-lo e enriquecê-lo, contribuindo para uma aprendizagem significativa. O propósito é que os estudantes consolidem e apliquem esse conhecimento em suas vidas, indo além de fórmulas decoradas e situações artificiais, conforme destacado por Nasser (2010, p. 132): "É preciso preparar os alunos para concluir, por exemplo, que o desconto em pagamento à vista significa juros embutidos no financiado." A sequência didática foi organizada em três propostas: a Proposta 1 aborda o conceito de porcentagem e sua aplicação no orçamento doméstico e obtenção de descontos; a Proposta 2 diferencia juros simples e compostos, explorando sua variação ao longo do tempo; e a Proposta 3 foca na utilização de juros para escolher as melhores opções de financiamento e empréstimos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPorcentagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJurospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMatematicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática Financeirapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

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