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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, NÍDIA MARINELA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T16:07:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T16:07:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino das Operações com frações por meio de atividades experimentais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971819 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais no ensino das operações com frações para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Parauapebas, Pará, envolvendo a participação de 28 alunos. O objetivo geral da investigação consistiu em examinar como o ensino das operações com frações, por meio de atividades experimentais, influencia no processo de aprendizagem e no desempenho dos estudantes na resolução de questões sobre o assunto, junto a estudantes do 6º ano do ensino fundamental? A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática, com análise sistemática dos dados produzidos durante a experimentação por meio de abordagens qualitativa e quantitativa. A comparação entre as análises a priori e a posteriori evidenciou um progresso significativo no desempenho dos alunos, demonstrando a eficácia da sequência didática na promoção da aprendizagem. Entre os principais avanços constatados, destacam-se: Evolução das pontuações dos estudantes: a média de acertos aumentou de 12,5% no pré-teste para 62,7% no pós-teste, indicando o impacto positivo da metodologia adotada; Aprimoramento do aprendizado e desempenho: a análise comparativa entre as avaliações a priori e a posteriori revelou avanços substanciais; Redução do tempo necessário para a realização das atividades; Diferença estatisticamente significativa nas pontuações. Além disso, testes estatísticos, como o Teste Exato de Fisher e o Teste de Hipótese, corroboraram a influência positiva da sequência didática no desempenho acadêmico dos estudantes, ao mesmo tempo que reduziram o impacto de fatores socioeconômicos sobre seu rendimento. Os achados da pesquisa indicaram que os alunos não apenas compreenderam as regras operatórias das operações com frações, mas também superaram dificuldades na interpretação de problemas e demonstraram capacidade de modelar corretamente a resolução das questões propostas. Ademais, evidenciou-se uma recepção positiva por parte dos estudantes em relação à metodologia utilizada. Os resultados obtidos permitem concluir que a sequência didática constitui uma estratégia viável e eficaz para o ensino das operações com frações, podendo ser adotada por docentes como um recurso pedagógico promissor. O estudo demonstrou que a abordagem baseada em atividades experimentais favoreceu aprendizagens significativas, consolidando a compreensão do conteúdo matemático pelos estudantes. Como produto final da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional intitulado O Ensino de Operações com Frações por Meio de Atividades Experimentais: Sequência Didática, concebido para auxiliar tanto professores quanto alunos no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. O referido material está disponível no site: https://ccse.uepa.br/ppgem/, na aba Dissertações 2025. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5556 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operações com Frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | . Atividades Experimentais | - |
Título: dc.title | O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Nídia Marinela da Silva Ribeiro DISSERTAÇÃO.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971819/1/Nídia Marinela da Silva Ribeiro DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
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