Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mello, Vitor Rebello Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:47:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T13:47:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Vitor_Rebello_Intervencao_Pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de sociologia realizada em uma escola pública do bairro de Brasília Teimosa, Recife, Pernambuco. Buscando elaborar, na instituição escolar, um projeto de educação patrimonial de médio prazo, esta iniciativa teve a duração de três semestres, entre 2021 e 2022, contando com a participação de mais de 200 estudantes do ensino médio. Desenvolvido em três etapas, propôs- se uma investigação sobre o patrimônio cultural da comunidade onde a escola está situada, objetivando realizar uma exposição de caráter museal sobre o tema. Para tanto, baseando-se no princípio da dialogicidade na educação (Freire, 1987) e na formação de uma “comunidade aberta de aprendizado” (Hooks, 2013), utilizou-se conhecimentos antropológicos e museológicos para a realização de trabalhos de campo pela região, rodas de conversa com representantes da população local, visitas técnicas a museus da cidade, pesquisa bibliográfica e iconográfica, no intuito de se colecionar e produzir material autoral para compor o acervo do projeto. As duas primeiras etapas ganharam forma por meio de disciplinas eletivas, enquanto a terceira parte ficou dividida entre o trabalho com uma disciplina da formação técnica e profissional oferecida pelo educandário a 4 turmas de primeiros anos e em um grupo executivo formado por 5 estudantes. Ao final do terceiro semestre do projeto, elaborou-se uma exposição virtual sobre a localidade, bem como fichas catalográficas com as inscrições dos bens culturais registrados. Conclui-se que a instituição escolar apresenta muitos desafios no tocante à grade curricular, à viabilidade de recursos financeiros e materiais e à infraestrutura como um todo; e que o trabalho interdisciplinar realizado dentro e fora da escola pode render bons resultados em relação ao ensino de sociologia e à educação de modo geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museologia Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brasilia Teimosa | pt_BR |
Título: dc.title | (Re)descobrindo o patrimônio cultural de Brasília Teimosa: saberes e fazeres museológicos e antropológicos na escola através do Ensino de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Vitor_Rebello_intervencao_pedagogica.pdf | 14,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971799/2/TCC_Vitor_Rebello_intervencao_pedagogica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons