(Re)descobrindo o patrimônio cultural de Brasília Teimosa: saberes e fazeres museológicos e antropológicos na escola através do Ensino de Sociologia

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMello, Vitor Rebello Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T13:47:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T13:47:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Vitor_Rebello_Intervencao_Pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971799-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de sociologia realizada em uma escola pública do bairro de Brasília Teimosa, Recife, Pernambuco. Buscando elaborar, na instituição escolar, um projeto de educação patrimonial de médio prazo, esta iniciativa teve a duração de três semestres, entre 2021 e 2022, contando com a participação de mais de 200 estudantes do ensino médio. Desenvolvido em três etapas, propôs- se uma investigação sobre o patrimônio cultural da comunidade onde a escola está situada, objetivando realizar uma exposição de caráter museal sobre o tema. Para tanto, baseando-se no princípio da dialogicidade na educação (Freire, 1987) e na formação de uma “comunidade aberta de aprendizado” (Hooks, 2013), utilizou-se conhecimentos antropológicos e museológicos para a realização de trabalhos de campo pela região, rodas de conversa com representantes da população local, visitas técnicas a museus da cidade, pesquisa bibliográfica e iconográfica, no intuito de se colecionar e produzir material autoral para compor o acervo do projeto. As duas primeiras etapas ganharam forma por meio de disciplinas eletivas, enquanto a terceira parte ficou dividida entre o trabalho com uma disciplina da formação técnica e profissional oferecida pelo educandário a 4 turmas de primeiros anos e em um grupo executivo formado por 5 estudantes. Ao final do terceiro semestre do projeto, elaborou-se uma exposição virtual sobre a localidade, bem como fichas catalográficas com as inscrições dos bens culturais registrados. Conclui-se que a instituição escolar apresenta muitos desafios no tocante à grade curricular, à viabilidade de recursos financeiros e materiais e à infraestrutura como um todo; e que o trabalho interdisciplinar realizado dentro e fora da escola pode render bons resultados em relação ao ensino de sociologia e à educação de modo geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseologia Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialogicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBrasilia Teimosapt_BR
Título: dc.title(Re)descobrindo o patrimônio cultural de Brasília Teimosa: saberes e fazeres museológicos e antropológicos na escola através do Ensino de Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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