
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Luanne Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaves, Rodolfo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santiago, Ana Elisa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T15:30:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T15:30:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional_Ler, produzir e enunciar_Ebook_LuanneLimaFerreira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971741 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra não se configura como um livro didático com a pretensão de propor a análise combinatória como algo pronto e acabado a ser ensinado e aprendido, isso porque não inclui propostas didáticas e também não se dirige a atender a estrutura imposta por documentos oficiais da educação brasileira, que há muito já deixaram de funcionar como instrumentos orientadores, restringindo-se a amarrações burocráticas que tolhem o direito constitucional de liberdade de cátedra em prol de atender a interesses internacionais que prendem e restringem a ação educativa a avaliações de larga escala, amarrando as ações do docente a habilidades, competências, desenvolvimento de capacidades, descritores etc. Assim, não é de forma alguma um objeto mecânico para ensinar uma matemática hegemônica, uma ferramenta para ensinar para a matemática! Este ebook foi elaborado no decorrer do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado intitulada “Conhecimentos produzidos por estudantes do ensino médio envolvendo pensamento combinatório, a partir de práticas educativas investigativas” (Ferreira, 2024). Assim sendo, as Práticas Educativas Investigativas (PEI) que compõem este material foram (i) planejadas e desenvolvidas com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem), (ii) aplicadas e validadas em uma classe do segundo ano do ensino médio de uma escola pública brasileira capixaba – Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Santos Silva – e (iii) reaplicadas em âmbito internacional em uma turma de mestrado em Ensino de Matemática e Ciências Naturais no 2o Ciclo do Ensino Básico – Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8149KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | matemática - estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | prática de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | professores - formação | pt_BR |
| Título: dc.title | Ler, produzir e enunciar: o desenvolvimento do pensamento combinatório em práticas educativas investigativas na educação alimentar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Educimat | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons