Ler, produzir e enunciar: o desenvolvimento do pensamento combinatório em práticas educativas investigativas na educação alimentar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Luanne Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorChaves, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributor.authorSantiago, Ana Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T15:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T15:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional_Ler, produzir e enunciar_Ebook_LuanneLimaFerreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971741-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra não se configura como um livro didático com a pretensão de propor a análise combinatória como algo pronto e acabado a ser ensinado e aprendido, isso porque não inclui propostas didáticas e também não se dirige a atender a estrutura imposta por documentos oficiais da educação brasileira, que há muito já deixaram de funcionar como instrumentos orientadores, restringindo-se a amarrações burocráticas que tolhem o direito constitucional de liberdade de cátedra em prol de atender a interesses internacionais que prendem e restringem a ação educativa a avaliações de larga escala, amarrando as ações do docente a habilidades, competências, desenvolvimento de capacidades, descritores etc. Assim, não é de forma alguma um objeto mecânico para ensinar uma matemática hegemônica, uma ferramenta para ensinar para a matemática! Este ebook foi elaborado no decorrer do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado intitulada “Conhecimentos produzidos por estudantes do ensino médio envolvendo pensamento combinatório, a partir de práticas educativas investigativas” (Ferreira, 2024). Assim sendo, as Práticas Educativas Investigativas (PEI) que compõem este material foram (i) planejadas e desenvolvidas com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem), (ii) aplicadas e validadas em uma classe do segundo ano do ensino médio de uma escola pública brasileira capixaba – Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Santos Silva – e (iii) reaplicadas em âmbito internacional em uma turma de mestrado em Ensino de Matemática e Ciências Naturais no 2o Ciclo do Ensino Básico – Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8149KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmatemática - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessores - formaçãopt_BR
Título: dc.titleLer, produzir e enunciar: o desenvolvimento do pensamento combinatório em práticas educativas investigativas na educação alimentarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Educimatpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons