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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE ABREU, FRANCIANE BARRETO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE ARAÚJO, ROBERTA NEGRÃO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-19T14:14:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-19T14:14:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CUIDANDO DE NOSSO CORPO: EXPLORANDO A SAÚDE HUMANA NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971670 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As questões atuais referentes à precariedade da educação no Brasil, por inúmeras vezes recaem sobre o ensino e, consequentemente, sobre o professor, como se fosse apenas ele o responsável pelos problemas da educação. Dessa maneira, é fundamental discutir a formação docente, o que oportuniza analisar os diversos aspectos que permeiam a temática, a fim de refletir as constantes mudanças em relação ao papel deste profissional, como também às concepções definidas na trajetória de ser professor (Araújo, 2017). Tal contexto influencia a formação da identidade do professor, pois é por meio do trabalho, no sentido ontológico, que o homem se constitui como ser humano, já que suas ações definem e possibilitam sua sobrevivência. Assim, o sentir-se professor está associado a suas atribuições e o modo como ele próprio concebe o trabalho que realiza (Araújo, 2017). Para Tardif (2002), o professor atua com diferentes concepções e ações educativas, conforme a necessidade e o contexto escolar a que está inserido em um determinado momento. Deste modo, assim como qualquer profissão é constituída de saberes próprios que devem ser considerados e aprendidos e que estes, inseridos no ambiente escolar, vão se adaptando, moldando e se adequando conforme o contexto educacional que está inserido, por meio das trocas de experiências com outros docentes e o espaço escolar. Assim, a identidade do professor se solidifica com as experiências de atuação. No entanto, na formação inicial é preciso incentivar a necessidade de compreender a valorização profissional como ofício e não como dom ou vocação. No que tange ao ensino de Ciências, o componente curricular contempla conhecimentos a respeito de si, da diversidade e dos processos de evolução e manutenção da vida, o Sistema Solar, o Universo e a aplicação dos conhecimentos científicos nas várias esferas da vida humana. Tais conhecimentos possibilitam ao estudante compreender, explicar e intervir no mundo em que vivem, de maneira crítica e científica (Brasil, 2017). É necessário possibilitar ao estudante a vivência de situações de aprendizagem. Essas vivências o farão compreender e analisar o contexto 9 vivenciado, propor problemas, levantar hipóteses, coletar dados, sistematizar o conhecimento por meio de registros, elaborar conclusões e argumentos com base em evidências, desenvolver ações de intervenção na melhoria da qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental, aplicando os conhecimentos adquiridos por meio da ação investigativa (Paraná, 2018). Todavia, não basta que os conhecimentos científicos sejam socializados1 junto ao estudante, é necessário oferecer oportunidades para que, de fato, este se envolva no processo de aprendizagem. Cabe ao ensino, portanto, exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas colaborativas e sistematizar suas explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza (Brasil, 2017). É fundamental, então, que o professor busque novas respostas para velhas perguntas e agregue inovações à sua prática, provocando questionamentos e discussões em sala de aula, e não seja mero repetidor de conceitos, pois é na escola que se adquire o conhecimento científico e sistematizado. Neste processo, segundo Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), o material mais utilizado é o livro didático. E diante dos entraves enfrentados na formação inicial, no que se refere ao ensino de Ciências, o professor utiliza-o de forma ingênua. E consequentemente, na maioria das vezes, o conceito científico é visto de forma fragmentada e até mesmo equivocada, e não faz sentido para o aluno. Ao compreender o ensino de Ciências como fundamental para a formação integral do indivíduo e considerar esse contexto, a produção de diferentes materiais é um aspecto relevante para contribuir com a prática docente e a aprendizagem do estudante. Assim, a justificativa da pesquisa, surge da constante inquietação no que se refere aos encaminhamentos metodológicos utilizados pelo professor durante o processo de Alfabetização Científica e do tema Saúde Humana nos anos iniciais, acerca do ensino de Ciências. Diante do exposto, surgiu a questão investigativa que norteou a presente pesquisa: Quais as contribuições de um manual didático abordando a temática Saúde Humana na promoção da Alfabetização Científica? 10 Considerando a especificidade de um programa de mestrado profissional, diante da necessidade em responder tal questionamento, a pesquisa tem como objetivo propositivo elaborar um Manual Didático para professores do 2° ano. Como objetivo geral intenciona investigar o ensino de Ciências, especificamente a temática Vida e Evolução, a fim de promover a Alfabetização Científica e o desenvolvimento integral do estudante. Assim, para se alcançar o objetivo geral, elencamos os objetivos específicos: (1) Discutir a formação inicial do professor e suas práticas em sala de aula no que diz respeito ao ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (2) Realizar estudo bibliográfico sobre a Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências, com ênfase no eixo Vida e Evolução, especificamente a temática Vida e Evolução; (3) Implementar o manual didático por meio de um curso voltado para licenciandos de Pedagogia, coletando os dados empíricos; (4) Apresentar os dados coletados, analisando-os. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e consistiu inicialmente na análise dos documentos curriculares que tratam sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais, tanto no âmbito nacional, como no Estado do Paraná. Após, elencou-se discussões que resultaram nos capítulos da dissertação. De base bibliográfica, os capítulos foram elaborados a partir dos referenciais teóricos que fundamentam o tema. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumentos organizados tendo como subsídio as categorias a priori, possibilitando a análise dos dados com fundamento na Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2007). Como já registrado, a Produção Técnica Educacional (PE) resultou em um manual didático direcionado aos futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorre o ensino de Ciências, com foco na temática Vida e Evolução, voltado aos objetos de conhecimento determinados para o 2° ano. Para elaboração do produto, foi realizado a análise dos livros e materiais didáticos direcionados ao ensino de Ciências. O manual é composto, portanto, de uma apresentação da temática/material, da importância da Alfabetização Científica (AC), de atividades, sugestões de vídeos educativos, referente a unidade temática Vida e Evolução, definida pelo RCP, que traz como objetos de conhecimentos: Seres vivos no 11 ambiente; Plantas e Cuidado com o corpo humano. Nesse sentido, o resultado da adaptação da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), bem como a revisão narrativa, direcionaram tanto a elaboração da dissertação como do manual didático. Por conseguinte, ambos abordam as relações existentes entre os conteúdos de Ciências e a formação do docente que os desenvolverá, cujo objetivo é contribuir com as novas perspectivas do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,24 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Manual Didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Humana. | pt_BR |
| Título: dc.title | CUIDANDO DE NOSSO CORPO: EXPLORANDO A SAÚDE HUMANA NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| FRANCIANE BARRETO DE ABREU.pdf | 7.42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971670/2/FRANCIANE BARRETO DE ABREU.pdfDownload |
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