Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Wagner Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Elizete Linhares dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971638 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD, sob a orientação do professor Wagner Soares de Lima. | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que exige diagnóstico precoce e intervenções adequadas para maximizar o potencial de desenvolvimento das crianças. Em Jaru, uma pequena cidade do interior de Rondônia, famílias enfrentam desafios significativos para acessar diagnóstico e tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo investigou essas dificuldades por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 24 participantes, sendo 20 mães e 4 pais, destacando a perspectiva feminina predominante. As perguntas exploraram aspectos como os sinais observados antes do diagnóstico, o processo de obtenção do diagnóstico e as dificuldades para acessar profissionais, medicamentos e terapias. Os resultados revelaram atrasos significativos no diagnóstico, frequentemente associados à falta de infraestrutura de saúde e profissionais especializados, agravando a sobrecarga emocional e financeira das famílias. Apesar das adversidades, a dedicação e resiliência dessas famílias mostram a urgência de políticas públicas mais inclusivas, investimentos em infraestrutura e ações que garantam um futuro promissor para crianças com TEA. Este trabalho reforça a importância de construir uma sociedade mais acolhedora, que valorize a inclusão e a igualdade de oportunidades. | - |
Descrição: dc.description | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that requires early diagnosis and appropriate interventions to maximize children’s developmental potential. In Jaru, a small town in the interior of Rondônia, families face significant challenges in accessing diagnosis and treatment through the Unified Health System (SUS). This study investigated these difficulties using a semi-structured questionnaire answered by 24 participants, including 20 mothers and 4 fathers, highlighting the predominant female perspective. The questions explored aspects such as early signs observed before diagnosis, the diagnostic process, and challenges in accessing professionals, medications, and therapies. The results revealed significant delays in diagnosis, often linked to a lack of healthcare infrastructure and specialized professionals, which exacerbate the emotional and financial burden on families. Despite these challenges, the dedication and resilience of these families underscore the urgency of more inclusive public policies, investments in infrastructure, and initiatives to ensure a promising future for children with ASD. This study reinforces the importance of building a more welcoming society that values inclusion and equal opportunities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Acadêmica da Lusofonia | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Jaru | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento ao TEA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios no diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
Palavras-chave: dc.subject | ASD care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnostic challenges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health | - |
Título: dc.title | Acesso ao diagnóstico e tratamento de crianças com TEA pelo SUS: desafios e experiências na perspectiva dos pais em Jaru, Rondônia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: