Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Telma Fortes | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Giliane da Silva Feitoza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1185 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971628 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | As considerações apresentadas neste trabalho, tem como objetivo principal analisar os diálogos e a práticas pedagógicas em torno da alfabetização veiculado pelo boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz às crianças, publicado por iniciativa de educadores que promovem debates em defesa de uma alfabetização humanizadora. A periodização eleita abrange o intervalo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Isto posto, temos como objetivos específicos, realizar uma revisão de literatura sobre a diferenciação entre o ler e o dizer; identificar a importância e as implicações que essa diferenciação tem para a prática pedagógica e explorar os diálogos envolvidos no boletim Alfabetização Humanizadora, na sessão De professor para professor Para a realização da pesquisa utilizou como metodologia, a análise documental, baseada em pressupostos estabelecidos por Ludke (2013). Outrossim, a pesquisa baseou-se em fundamentos estabelecidos por Bajard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) e Vigotskii (2010).Os resultados da pesquisa mostram que uma alfabetização humanizadora, requer que compreendamos a criança com ser sócio-histórico e que para ser alfabetizada precisa se apropriar de atos da leitura e da escrita por meio dos enunciados. | - |
Descrição: dc.description | The considerations presented in this work have as main objective to analyze the dialogues and pedagogical practices around literacy published by the newsletter Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz aos Crianças, published by the initiative of educators who promote debates in defense of literacy humanizing. The chosen periodization covers the interval between December 2020 and December 2021. That said, we have as specific objectives, to carry out a literature review on the differentiation between reading and saying; to identify the importance and implications that this differentiation has for the pedagogical practice and explore the dialogues involved in the newsletter Alfabetização Humanizadora, in the session "From teacher to teacher". To carry out the research, document analysis was used as a methodology, based on assumptions established by Ludke (2013). Furthermore, the research was based on foundations established by Barjard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) and Vigotskii (2010). show that humanizing literacy requires us to understand the child as a socio-historical being and that in order to be literate, it needs to appropriate acts of reading and writing through utterances. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ler | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dizer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | To read | - |
Palavras-chave: dc.subject | To say | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Título: dc.title | Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: