Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Carmelo Suzarte dos | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Alina Brenda de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Moisés do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971608 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade de ensino EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo verificar os impactos e benefícios das creches para a terceira idade na qualidade de vida dos idosos em um município do Estado de Rondônia. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou o método de estudo de caso, com a aplicação de entrevistas de campo. A creche para a terceira idade, serviços municipais que oferecem cuidados diurnos a idosos em ambientes seguros e acolhedores, desempenham papel crucial na promoção do bem-estar físico, mental e social dos idosos, além de contribuir para o aumento da socialização e a manutenção da autonomia dos longevos. Os resultados indicam que, além de beneficiar diretamente os idosos e seus familiares, essas instituições geram impactos positivos na comunidade por meio do desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para o envelhecimento saudável, a geração de empregos e a criação e manutenção de instituições locais. Contudo, desafios como a capacitação contínua dos profissionais, a acessibilidade e a inclusão permanecem, destacando a necessidade de equidade no acesso aos serviços. Este estudo ressalta que os impactos e benefícios desse modelo variam conforme o contexto e as necessidades específicas de cada sociedade, sendo fundamental a realização de análises aprofundadas para maximizar seus efeitos, aplicando soluções tecnológicas e autossustentáveis alinhadas às demandas da população idosa e da sociedade. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to verify the impacts and benefits of day care centers for the elderly on the quality of life of seniors in a municipality in the State of Rondônia. The research, qualitative in nature, adopted a case study method, utilizing field interviews. Day care centers for the elderly, which are municipal services providing daytime care to seniors in safe and welcoming places, play a crucial role in promoting the physical, mental, and social well-being of older adults, in addition to contributing to increased socialization and the maintenance of autonomy among the elderly. The results indicate that, in addition to benefiting seniors and their families directly, these institutions have positive impacts on the community by developing public policies focused on healthy aging, generating jobs, and creating and maintaining local institutions. However, challenges such as the continuous training of professionals, accessibility, and inclusion remain, highlighting the need for equity in access to services. This study emphasizes that the impacts and benefits of this model vary according to the context and specific needs of each society, making it essential to conduct in-depth analyses to maximize its effects, applying technological and sustainable solutions aligned with the demands of the elderly population and society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creches | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daycare centers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | Creches para terceira idade: estudos sobre os impactos e benefícios na Gestão Pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: