A aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desenvolvimento de competências na área de estruturas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSyryczyk, Edilberto Fernandes-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Junior Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:04:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:04:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971606-
Descrição: dc.descriptionDissertação apresentado ao programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho - Calama, como requisito para obtenção do título de mestre em Educação.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho explora a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) para o desenvolvimento de competências na área de estruturas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da atividade prática de construção de pontes de palitos de picolé, a pesquisa levanta a questão de como a ABProb pode contribuir para o desenvolvimento de competências em estruturas. Com o objetivo de analisar essa metodologia, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre EPT, destacando a importância da conexão entre educação e trabalho e o papel da ABProb como metodologia ativa para fomentar autonomia e pensamento crítico. A pesquisa qualitativa foi conduzida no Instituto Federal de Rondônia (Campus Vilhena), com 20 alunos submetidos a questionários inicial e final para avaliar o impacto da ABProb no aprendizado. Inicialmente, os alunos desconheciam a metodologia, mas após sua implementação, notaram melhorias na resolução de problemas e no desenvolvimento de competências tanto em estruturas quanto em outras areas. A principal contribuição do estudo foi demonstrar a eficácia da ABProb no ensino de estruturas, especialmente ao ser combinada com modelos práticos, reforçando a integração entre ensino e trabalho e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, aproximando a prática pedagógica das demandas reais do mercado.-
Descrição: dc.descriptionThis work explores the contribution of Problem-Based Learning (PBL) to the development of competencies in the field of structures within Professional and Technological Education (PTE). Starting with the practical activity of building popsicle stick bridges, the research raises the question of how PBL can contribute to skill development in structures. Aiming to analyze this methodology, the study presents a theoretical review of PTE, highlighting the importance of the connection between education and work and the role of PBL as an active methodology to foster autonomy and critical thinking. The qualitative research was conducted at the Federal Institute of Rondônia (Vilhena Campus) with 20 students who completed initial and final questionnaires to assess the impact of PBL on learning. Initially, students were unfamiliar with the methodology, but after its implementation, they observed improvements in problem-solving and skill development in both structures and other areas. The study’s main contribution was to demonstrate the effectiveness of PBL in teaching structures, especially when combined with practical models, strengthening the integration of teaching and work, promoting students' holistic development, and aligning pedagogical practice with real market demands.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEstruturas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de Competências-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional and Technological Education-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-Based Learning-
Palavras-chave: dc.subjectStructures-
Palavras-chave: dc.subjectCompetency Development-
Título: dc.titleA aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desenvolvimento de competências na área de estruturas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.