Almanaque de formação continuada do professor - volume 3

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJesus, Sérgio Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:04:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:04:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971599-
Descrição: dc.descriptionProdução Científica Grupo de Pesquisa Práticas Discursiva na Amazônia (PDA).-
Descrição: dc.descriptionHouve um tempo em que o professor era professor de tudo. Lá atrás na História, professores como Sócrates, Platão e Aristóteles ensinavam de tudo um pouco. Estudavam tudo, sabiam de tudo, falavam de tudo. Conhecimento era conhecimento, uma construção sem fronteiras, sem delimitações, sem barreiras além da nossa própria ignorância. E o professor era a criatura que, embora mortal e humanamente limitada por sua própria condição, vagava por todos esses campos, sem medo de conhecer nem de ensinar em espaços em que cada passo era uma descoberta e em que cada palavra uma realização criativa. Então os tempos mudaram. Depois da atuação de Aristóteles por meio de sua Academia e de suas obras, o conhecimento começou a se afastar do conhecimento. Isso mesmo: eu não errei o texto. É que o conhecimento das Letras (vou usar aqui os nomes modernos das áreas para entendermos melhor a coisa) começou a fugir do da Matemática e este do da Biologia e este, por sua vez, do da Sociologia [...] e, para nossa tristeza, os conhecimentos levaram junto seus estudiosos, que começaram a formar guetos de saber em que os de outras áreas não eram bem-vindos. Criaram-se até ‘estereótipos de sabedores’ e os que sabem das coisas da Letras começaram a ser vistos como se fossem sempre ‘assim-e-assado’ e os que sabem das coisas da Matemática, ‘fritos-e-cozidos’. Deplorável que os círculos de saber, entre eles as Universidades, tenham permitido isso!-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCRV-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Formação Continuada. Formação do Professor.-
Título: dc.titleAlmanaque de formação continuada do professor - volume 3-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.