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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1275 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971599 | - |
| Descrição: dc.description | Produção Científica Grupo de Pesquisa Práticas Discursiva na Amazônia (PDA). | - |
| Descrição: dc.description | Houve um tempo em que o professor era professor de tudo. Lá atrás na História, professores como Sócrates, Platão e Aristóteles ensinavam de tudo um pouco. Estudavam tudo, sabiam de tudo, falavam de tudo. Conhecimento era conhecimento, uma construção sem fronteiras, sem delimitações, sem barreiras além da nossa própria ignorância. E o professor era a criatura que, embora mortal e humanamente limitada por sua própria condição, vagava por todos esses campos, sem medo de conhecer nem de ensinar em espaços em que cada passo era uma descoberta e em que cada palavra uma realização criativa. Então os tempos mudaram. Depois da atuação de Aristóteles por meio de sua Academia e de suas obras, o conhecimento começou a se afastar do conhecimento. Isso mesmo: eu não errei o texto. É que o conhecimento das Letras (vou usar aqui os nomes modernos das áreas para entendermos melhor a coisa) começou a fugir do da Matemática e este do da Biologia e este, por sua vez, do da Sociologia [...] e, para nossa tristeza, os conhecimentos levaram junto seus estudiosos, que começaram a formar guetos de saber em que os de outras áreas não eram bem-vindos. Criaram-se até ‘estereótipos de sabedores’ e os que sabem das coisas da Letras começaram a ser vistos como se fossem sempre ‘assim-e-assado’ e os que sabem das coisas da Matemática, ‘fritos-e-cozidos’. Deplorável que os círculos de saber, entre eles as Universidades, tenham permitido isso! | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | CRV | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação. Formação Continuada. Formação do Professor. | - |
| Título: dc.title | Almanaque de formação continuada do professor - volume 3 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
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