Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Wagner Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Carmo, Sirlene do | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adriana dos Santos Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1626 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.63 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971593 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso Gestão Pública, sob a orientação do professor Wagner Soares de Lima. | - |
Descrição: dc.description | O acolhimento e a adaptação de novos servidores são etapas fundamentais para garantir a qualidade e a continuidade do ensino na rede municipal de educação. Em Jaru, Rondônia, a integração de profissionais enfrenta desafios relacionados à infraestrutura escolar, à falta de treinamentos iniciais e à ausência de práticas formais de socialização. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados no acolhimento e na adaptação de novos servidores na educação municipal de Jaru, propondo estratégias para aprimorar esses processos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com novos servidores e gestores da Secretaria Municipal de Educação, complementada por análise de conteúdo. Os resultados indicaram lacunas significativas nos processos de orientação e suporte inicial, além da dependência de práticas informais para integração. Como conclusão, destaca-se a necessidade de implementar políticas estruturadas de acolhimento e estratégias de socialização organizacional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo. | - |
Descrição: dc.description | Reception and adaptation of new employees are fundamental steps to ensure the quality and continuity of education in municipal networks. In Jaru, Rondônia, the integration of professionals faces challenges related to school infrastructure, lack of initial training, and the absence of formal socialization practices. This study aims to analyze the challenges faced in the reception and adaptation of new employees in Jaru's municipal education system, proposing strategies to improve these processes. The research, with a qualitative approach, was conducted through semi-structured interviews with new employees and managers from the Municipal Education Department, complemented by content analysis. The results indicated significant gaps in orientation and initial support processes, as well as a reliance on informal practices for integration. In conclusion, the study highlights the need to implement structured reception policies and organizational socialization strategies, contributing to a more welcoming and productive work environment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Acadêmica da Lusofonia | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Jaru | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Relação: dc.relation | v. 1, n. 5, p. 1–38 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Pessoas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Municipal de Jaru | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jaru | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human Resource Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Municipal Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jaru | - |
Título: dc.title | Desafios no acolhimento e adaptação de novos servidores na Educação Municipal de Jaru, Rondônia: estudo sobre o processo de aplicação de pessoas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: