Em busca de um Projeto Político Pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marialva de Souza-
Autor(es): dc.creatorSouza, Edileuza Silva-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Juliana Freitas Budin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:04:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:04:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971592-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnológo em Gestão Pública EaD-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo origina-se de pesquisa realizada na escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemiro da Silva Moura, no Município de Cacaulândia, Rondônia, situada em área rural. O objetivo é retratar a realidade da comunidade onde a escola está inserida, para que os dados recolhidos na pesquisa se transformem em conhecimentos que auxiliem na reformulação do projeto político-pedagógico da referida escola, visando à qualidade do ensino e à aprendizagem de seus alunos, visto que esse documento garante a autonomia das instituições de ensino em relação às suas práticas educativas propostas, estabelecendo as metas do ambiente educacional. Como referencial teórico, balizamos o nosso trabalho em autores que auxiliaram na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Bicalho (2017), Ribeiro (2012), Souza (2012), entre outros. Os dados evidenciaram que construir um um projeto político-pedagógico em diálogo com a realidade da sociedade onde a escola está inserida permite que essa instituição não só esteja no campo, mas também, torna-se do campo, pois passa a pertencer à sociedade e a colaborar na formação de cidadãos autonômos e emancipados socialmente.-
Descrição: dc.descriptionThe present article originates from research carried out in the Waldemiro da Silva Moura Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School, in the municipality of Cacaulândia, Rondônia, located in a rural area. Our goal is to portray the reality of the community where the school is located, so that the data collected in the research can be transformed into knowledge that will help reformulate the political-pedagogical project of that school, aiming at the quality of teaching and learning of its students, since this document guarantees the autonomy of the educational institutions in relation to their proposed educational practices, establishing the goals of the educational environment. The research was developed during the 2020 school year. As a theoretical reference, we used authors that helped discussing the role of the school in the current sociability and the role of the rural school, such as Bicalho (2017), Ribeiro (2012), Souza (2012), among others. We conclude that having a political-pedagogical project that dialogues with the reality of the society in which the school is inserted makes it possible for this institution to stop being only in the countryside and also become of the countryside, because it starts to belong to society and to collaborate in the formation of autonomous and socially emancipated citizens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação no campo-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectField education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of education-
Título: dc.titleEm busca de um Projeto Político Pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.