Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brito, Edmilson Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Cleicione Barbosa Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1143 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971574 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca apresentar uma discussão acerca de metodologias inovadoras de ensino, utilizadas frente aos novos desafios da educação técnica profissional. Nesse intuito são discutidos alguns exemplos de metodologias ativas, ou ainda conceituadas por outros autores como participativas, que colocam o aluno no centro dos processos de aprendizagem e geração do conhecimento, empoderando o mesmo de senso crítico, auto avaliativo de seu próprio processo de ensino, dando base para a formação de um profissional dinâmico que atenda às necessidades do mercado de trabalho atual. Em seus aspectos metodológicos, o trabalho configura-se como sendo uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando-se do método dedutivo. Partindo da análise de diversos autores obtêm-se discussões que trazem a necessidade de mudança dos métodos de ensino-aprendizagem para o mundo do trabalho, tendo em vista as novas necessidades de habilidades e competências requeridas. São destacadas as vantagens do uso de algumas metodologias ativas que fazem frente às metodologias tradicionais de ensino. As discussões voltam-se ainda para os entraves e desafios que devem ser superados para o sucesso da aplicação dessa mudança metodológica de ensino, destacando a importância do entendimento da necessidade de mudança dos papéis de docente e aluno, e sobre o fomento das instituições pela busca da atualização e melhoria da eficácia e eficiência dos métodos de ensino. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to present a discussion about innovative teaching methodologies, used in face of the new challenges of professional technical education. To this end, some examples of active methodologies, or conceptualized by other authors as participatory, are discussed, which place the student at the center of the learning and knowledge generation processes, empowering them with the critical, self-evaluative sense of their own teaching process. basis for the formation of a dynamic professional who meets the needs of the current labor market. In its methodological aspects, the work is configured as a bibliographical review of qualitative nature, using the deductive method. From the analysis of several authors we obtain discussions that bring the need to change the teaching-learning methods to the world of work, in view of the new needs of skills and competences required. The advantages of using some active methodologies that stand against the traditional teaching methodologies are highlighted. The discussions also focus on the obstacles and challenges that must be overcome for the successful application of this methodological change in teaching, highlighting the importance of understanding the need to change the roles of teachers and students, and on fostering institutions by seeking updating and improving the effectiveness and efficiency of teaching methods. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inovadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovative education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning process | - |
Título: dc.title | Estratégias inovadoras de ensino: um recorte sobre as metodologias ativas aplicadas na formação técnica profissionalizante | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: