Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Clarillys Damacena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/oelv21n12-032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971554 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química. | - |
Descrição: dc.description | O processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Ji-Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji-Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento coma comunidade surda presente no Campus. | - |
Descrição: dc.description | The process of including deaf students in regular teaching classes and their interaction in the school environment demands that institutions take actions so that this process occurs in a meaningful way, providing deaf and hearing students with greater understanding and interaction on the use of Libras in the school context. Faced with the need to expand the theme at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - IFRO/Ji-Paraná campus, the integrative project “Hands that support: a training proposal in LIBRAS for students at the IFRO Campus Ji-Paraná” had the objective to provide Libras learners with theoretical and practical support for communicating with deaf people, contributing to the dissemination of Libras on campus and in society. As a methodology, we adopted the offer of training cycles in Libras that aimed at technical and higher education students, with face-to-face and distance classes with the support of the Virtual Learning Environment - AVA, consolidating the teaching and research stages. The extension took place through a Live event open to the external public. At the end of the project, students were able to learn about and practice Libras, allowing for greater interaction with the deaf community present on the Campus. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto integrador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrative project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: