
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Clayton Ferraz | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Gislaine Mendonça | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971548 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo tem como intuito identificar as metodologias ativas que podem ser utilizadas na sala de aula, já que na atualidade as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso, o papel da escola é promover ações educativas que englobe as temáticas tecnológicas a fim de suprir as necessidades dos alunos bem como acompanhar as transformações que estão presentes na sociedade contemporânea, que para isso acontecer é necessário que os professores estejam capacitados e habilitados para o uso destes mecanismos. As metodologias ativas permitem ao aluno ser agente do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, já que o objetivo desse método educacional é estimular a autonomia e independência dos alunos. Desse modo, a metodologia ativa e a tecnologia atuam conjuntamente em prol de formar alunos para o mundo globalizado e digital, os fazendo desenvolver o senso crítico e reflexivo na busca pelo saber. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo, com viés descritivo e bibliográfico, onde foi possível realizar o levantamento de dados sobre o uso da metodologia ativa em sala de aula, tal como a sua contribuição no desenvolvimento intelectual dos educandos e na prática pedagógica exercida pelo professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
| Título: dc.title | Educação e tecnologia: Uso das metodologias ativas na sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: