
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Janneene Brum | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1237 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971509 | - |
| Descrição: dc.description | Produção Científica | - |
| Descrição: dc.description | A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao ensino, oferece oportunidades para aprimorar as práticas pedagógicas e incentivar a participação dos alunos, o que propicia maior autonomia aos alunos e amplia as possibilidades de interação em sala de aula. Todavia, é importante investir na formação dos professores e reconhecer o impacto da tecnologia na educação da nova geração. A integração eficiente das tecnologias da informação promove a educação mais significativa, dinâmica e alinhada às necessidades atuais. Nesse contexto, o texto apresenta a importância das TIC, bem como a prática das metodologias ativas em sala de aula, para o processo de ensino aprendizado, ao qual estão inseridos professor-aluno no percurso educacional. Por consequência, explicita também, a necessidade de investimentos na formação do professor, para que esse se integre de maneira efetiva em sua prática docente, visto que, precisa familiarizer-se com as ferramentas tecnológicas, para que haja a condução de forma produtiva dos conteúdos ministrados em suas aulas. | - |
| Descrição: dc.description | The integration of Information and Communication Technologies (ICT) into teaching offers opportunities to enhance pedagogical practices and encourage student participation, which provides greater autonomy to students and expands the possibilities for classroom interaction. However, it is important to invest in teacher training and recognize the impact of technology on the education of the new generation. Efficient integration of information technologies promotes more meaningful, dynamic, and current-aligned education. In this context, the text highlights the importance of ICT, as well as the practice of active methodologies in the classroom, for the teaching learning process, which includes both teachers and students in the educational journey. Consequently, it also emphasizes the need for investment in teacher training, so that teachers can effectively integrate ICT into their teaching practice, as they need to become familiar with technological tools to productively deliver the content in their classes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Revista FT | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nova Geração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ICT | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New Generation | - |
| Título: dc.title | Integrando tecnologia ao ensino:o uso das TIC como ferramenta pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: