Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mateus, Elaine Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Anita Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Francilene Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Zapatocheve, Verônica Muniz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:04:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:04:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971489 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresenta ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho procurou compreender o processo da linguagem escrita por meio de pesquisas bibliográficas. Para tanto fez uma reflexão em torno de eixos teóricos sobre o ato de aprender a escrever. Apresentou o processo de escrita referendando aspectos da linguagem, da escrita e da aquisição da escrita, pois são “caminhos” que levam a compreensão do que está presente no ato de escrever. Abordou a capacidade notacional, visto que esta é uma capacidade específica do ser humano em utilizar ferramentas para deixar marcas permanentes dos seus atos intencionais. Tratou do ato de escrever na prática pedagógica, demonstrando a escrita na escola, os sistemas e a psicogênese da escrita, enfatizando os trabalhos das educadoras Ferreiro e Teberosky. Foi fundamentado nos estudos de alguns teóricos que abordaram nas suas literaturas aspectos relacionados como: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José e Coelho (1999), entre outros. É de fundamental importância que os educadores reconheçam e saibam trabalhar com a linguagem escrita, como também estejam em constante aperfeiçoamento. | - |
Descrição: dc.description | The present work sought to understand the process of written language through bibliographic research. For that, he made a reflection around theoretical axes about the act of learning to write. He presented the writing process referencing aspects of language, writing and the acquisition of writing, as they are "paths" that lead to the understanding of what is present in the act of writing. It addressed the notational capacity, since this is a specific capacity of human beings to use tools to leave permanent marks of their intentional acts. It dealt with the act of writing in pedagogical practice, demonstrating writing at school, the systems and psychogenesis of writing, emphasizing the work of educators Ferreiro and Teberosky. It was based on the studies of some theorists who addressed related aspects in their literature, such as: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José and Coelho (1999), among others. It is of fundamental importance that educators recognize and know how to work with written language, as well as being in constant improvement. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade Notacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notational Ability | - |
Título: dc.title | Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: