Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sandra Carla Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Cléia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Karling, Sandra Aleixo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:03:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:03:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971433 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Refletindo sobre as atuais demandas da sociedade, não se pode ignorar o quanto é desafiador para a gestão escolar lidar com as novas perspectivas relacionadas ao ensino. São muitos os desafios e as possibilidades, dentre as quais, pode-se destacar o desafio de formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. O objetivo deste estudo é entender os principais desafios e possibilidades da gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica realizada a partir da seleção de artigos científicos na base de dados Scielo e livros com temáticas pertinentes ao assunto em questão. Conclui-se que é necessário pensar na coletividade, da formação de alunos autônomos e com capacidades de refletir sobre a realidade da sua comunidade e transformá-la a partir de suas ações ativas, buscando sempre conscientizar a toda a comunidade escolar acerca dos seus papéis e responsabilidades na sociedade como um todo. Existem muitas estratégias que podem ser desenvolvidas pelos gestores no sentido de, não somente ensinar o aluno a ler e escrever, mas principalmente de formar cidadãos conscientes acerca dos seus papéis, direitos e deveres na sociedade. A gestão escolar democrática e participativa é uma abordagem que tem o potencial de melhorar a educação e o funcionamento das escolas, promovendo a participação de todos os envolvidos. No entanto, é importante reconhecer e superar os desafios, como a resistência à mudança e a desigualdade de poder, para colher os benefícios da democratização da gestão escolar. | - |
Descrição: dc.description | Reflecting on the current demands of society, one cannot ignore how challenging it is for school management to deal with the new perspectives related to education. There are many challenges and possibilities, among which the challenge of educating autonomous and participatory citizens in society can be highighted. The objective of this study is to understand the main challenges and possibilities of democratic school management. This is a qualitative and bibliographical research conducted by selecting scientific articles from the Scielo database and as books with relevant themes on the subject. It is concluded that it is necessary to think collectively, fostering the formation of autonomous students with the ability to reflect on the reality of their community and transform it through their active actions, always seeking to raise awareness within the entire school community about their roles and responsibilities in society as a whole. There are many strategies that can be developed by school managers not only to teach students how to read and write but, most importantly, to educate conscious citizens about their roles, rights, and responsibilities in society. Democratic and participatory school management is an approach that has the potential to improve education and the functioning of schools by promoting the participation of all those involved. However, it is important to recognize and overcome challenges, such as resistance to change and power inequality to reap the benefits of democratizing school management. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management democratic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challenges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilities | - |
Título: dc.title | Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: