Guia de planejamento e gestão para coordenações de curso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMacedo, Jamile Mariano-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Gislaine de-
Autor(es): dc.creatorTelles, Anderson Teixeira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lindelaine Gomes dos-
Autor(es): dc.creatorNunes, Márcia Jovani de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Roseni Santos-
Autor(es): dc.creatorCampos, Jean Peixoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971405-
Descrição: dc.descriptionGuia instrucional elaborado pela equipe da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).-
Descrição: dc.descriptionO trabalho das coordenações de curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é um dos pilares fundamentais para garantir a qualidade da educação e o sucesso das políticas institucionais. As coordenações desempenham um papel estratégico ao mediar as relações entre alunos, docentes e a administração, assegurando que os projetos pedagógicos sejam implementados de maneira eficaz e que os objetivos educacionais sejam alcançados. Entretanto, a complexidade dessa função exige que os coordenadores estejam constantemente atualizados e integrados com seus pares no Colegiado de Curso e no Núcleo Docente Estruturante (NDE). Além disso, a rotatividade na coordenação pode gerar desafios, como a perda de informações e a descontinuidade na comunicação. Para superar essas dificuldades, é essencial que os coordenadores compreendam não apenas suas responsabilidades institucionais, mas também os fluxos de trabalho que precisam ser seguidos para uma gestão eficiente. Este guia foi elaborado com o intuito de fornecer orientações claras e práticas para os coordenadores de curso, ajudando- os a desenvolver suas atividades com maior segurança e assertividade. O conteúdo aqui apresentado está organizado em dimensões pedagógicas, administrativas e estratégicas, abordando desde a gestão do tempo e dos processos até a importância do trabalho colaborativo com o Colegiado e o NDE. Ao seguir as diretrizes deste guia, os coordenadores poderão alinhar suas ações com as metas institucionais, garantir uma gestão democrática e participativa, e minimizar os desafios que surgem no dia a dia da coordenação. Acreditamos que, com o apoio adequado, os coordenadores poderão desempenhar suas funções com mais eficiência e contribuir de forma decisiva para o sucesso dos cursos que lideram.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherReitoria-
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação de Cursos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectIFRO-
Título: dc.titleGuia de planejamento e gestão para coordenações de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.