Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Rosália Aparecida da-
Autor(es): dc.creatorCamelo, Viviane Cristina-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Dennis Weberton-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Marcelo Ferreira-
Autor(es): dc.creatorGois, Marcos Daniel Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971399-
Descrição: dc.descriptionEste texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCrossref-
Publicador: dc.publisherReitoria-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Midiática e Informacional-
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambiente Saudável-
Palavras-chave: dc.subjectObservatório de Mídia-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectRondônia-
Título: dc.titleExperiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada-
Título: dc.titleTemas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa - Volume 2-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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