Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do professor alfabetizador sobre a linguística textual.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJesus, Sérgio Nunes de-
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Ana Christina de Sousa-
Autor(es): dc.creatorLima, Edimar Silva de-
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Christiana de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971389-
Descrição: dc.descriptionCapítulo de livro submetido, aprovado e publicado na editora Realize.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino/aprendizagem, ela deve ser reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do individuo. Para tanto o processo de aquisição da linguagem inicia com as práticas do professor alfabetizador ainda nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante dessas reflexões a presente pesquisa tem como objetivo investigar os saberes do professor alfabetizar sobre Linguística Textual. Bem como, tem por objetivos específicos: identificar as práticas do professor através da linguística textual para a aquisição da linguagem escrita; ii. descrever a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita no Ciclo Alfabetizador; iii. analisar as práticas docen tes como meio de desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, pois teve como dados artigos, monografias e livros, que refletem sobre os saberes docentes necessários e como estes conduzem à uma prática eficiente e eficaz no processo de aquisição da linguagem escrita. Percebemos que ainda há muito o que se pesquisar, discutir e organizar nas práticas docentes, na academia e nas escolas sobre os saberes linguísticos no processo de alfabetização e sua real necessidade nas salas aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Realize-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Textual-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentes-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da Linguagem-
Título: dc.titleAquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do professor alfabetizador sobre a linguística textual.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.