Atendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEguez, Bárbara Adelaide Parada-
Autor(es): dc.creatorLima, Bruna Santos-
Autor(es): dc.creatorCustódio, Carla Kauany Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971381-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é demonstrar como as empresas podem alavancar estratégias de marketing para atrair novos clientes, impulsionar vendas e aumentar a visibilidade no mercado, alinhando as necessidades e objetivos organizacionais às práticas de marketing de maneira estratégica e integrada. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a evolução do marketing como um processo dinâmico, moldado por avanços tecnológicos e transformações sociais e econômicas. Na metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo foca em pequenas empresas, apontando que 70% delas obtiveram sucesso ao adotar estratégias digitais, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Foram analisados conceitos como os 4Ps, atendimento ao cliente e a necessidade de capacitação contínua, com recomendações para a integração eficaz do marketing em todos os departamentos da empresa. O artigo sugere que a adaptação ao marketing digital e o treinamento em atendimento ao cliente são essenciais para a competitividade e sustentabilidade dos negócios-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to demonstrate how companies can leverage marketing strategies to attract new customers, boost sales and increased visibility in the market, aligning organisational needs and objectives with marketing practices in a strategic and integrated way. The work is justified by the need to understand the evolution of marketing as a dynamic process, moulded by technological advances and social and economic transformations. The methodology adopted was a qualitative approach and bibliographical research. The study focuses on small businesses, pointing out that 70 per cent of them were successful in adopting digital strategies, especially during the COVID-19 pandemic. Concepts such as the 4Ps, customer service and the need for continuous training were analysed, with recommendations for the effective integration of marketing into all company departments. The article suggests that adapting to digital marketing and customer service training are essential for business competitiveness and sustainability.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Comercial (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectVisibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectDigital strategies-
Palavras-chave: dc.subjectVisibility-
Título: dc.titleAtendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.