Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Wagner Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Adriano David Pinheiro do | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Lídia de Sena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:03:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:03:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1609 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.64 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971356 | - |
Descrição: dc.description | Artigo científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso Gestão Pública sob a orientação do professor Wagner Soares de Lima. | - |
Descrição: dc.description | Os portais eletrônicos são ferramentas essenciais para promover a transparência e a eficiência na administração pública, especialmente no contexto da transformação digital. e estudo analisa comparativamente os portais eletrônicos das prefeituras de Porto Paraná e Ariquemes, em Rondônia, para avaliar seus níveis de maturidade digital, interatividade e transparência. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e tória, com coleta de dados baseada em análise documental e aplicação de checklist adaptado do modelo de maturidade de Lechakoski e Tsunoda (2015). Os resultados indicam que o portal de Porto Velho alcançou o estágio transacional, Ji-Paraná e Ariquemes permaneceram no estágio dinâmico, evidenciando desafios relacionados à organização, acessibilidade e frequência de atualizações. As propostas de melhoria incluem maior integração de serviços, automação de processos e adoção de ferramentas interativas. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que reduzam disparidades regionais e promovam maior equidade no acesso aos serviços digitais. | - |
Descrição: dc.description | Electronic portals are essential tools to promote transparency and efficiency in public administration, particularly in the context of digital transformation. This study comparatively analyzes the electronic portals of the municipalities of Porto Velho, JiParaná, and Ariquemes in Rondônia, Brazil, to assess their levels of digital maturity, interactivity, and transparency. The research employed a qualitative and exploratory approach, collecting data through document analysis and applying a checklist adapted from the maturity model by Lechakoski and Tsunoda (2015). Results indicate that the Porto Velho portal reached the transactional stage, while Ji-Paraná and Ariquemes portals remained in the dynamic stage, highlighting challenges related to organization, accessibility, and update frequency. Improvement proposals include greater service integration, process automation, and the adoption of interactive tools. The study underscores the need for public policies to reduce regional disparities and promote equitable access to digital services. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Acadêmica da Lusofonia | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Jaru | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maturidade digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portais eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Título: dc.title | Portais eletrônicos municipais de Rondônia: análise comparativa de maturidade digital, transparência e interatividade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: