Breve análise da gestão de conflitos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera no Município de Theobroma-RO: conhecendo suas estratégias para uma convivência pacífica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCassundé, José Ricardo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorLeonço, Deisiane Carreiro Martins-
Autor(es): dc.creatorRocha, Solange-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971348-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública EAD.-
Descrição: dc.descriptionA referida pesquisa aborda a temática da gestão de conflitos no ambiente escolar, um aspecto crucial para a gestão e administração nas escolas. Objetiva-se de forma geral analisar a gestão de conflitos em escolas e identificar estratégias eficazes para promover uma convivência pacífica. De forma mais específica buscará identificar as principais causas de conflitos em escolas, avaliar as estratégias atuais de gestão de conflitos e propor estratégias eficazes para a gestão de conflitos, buscando também diagnosticar sobre a ocorrência de capacitações/formações com foco na gestão de conflitos na referida escola e por fim tentar compreender quais estratégias a comunidade escolar vem adotando para promover uma convivência pacífica. Justifica-se a relevância desta pesquisa no âmbito da gestão pública, por entendermos que há uma necessidade de estudar as causas dos conflitos escolares e identificar estratégias eficazes para gerenciá-los. Metodologicamente optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, incluindo entrevistas com administradores/gestores escolares, professores e alunos, além de uma revisão da literatura, sobre a temática em curso. Os dados coletados serão analisados usando análise temática. Espera-se que os resultados desse breve pesquisa possam contribuir para no entendimento junto ao corpo gestor da referida instituição estudada, como podem atuar coletivamente na melhoria da gestão de conflitos, buscando promover uma convivência pacífica.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación aborda el tema de la gestión de conflictos en el ámbito escolar, aspecto crucial para la gestión y administración en las escuelas. El objetivo general es analizar la gestión de conflictos en las escuelas e identificar estrategias efectivas para promover la convivencia pacífica. Más específicamente se buscará identificar las principales causas de los conflictos en las escuelas, evaluar las estrategias actuales de manejo de conflictos y proponer estratégias ocurrencia de capacitaciones/capacitaciones enfocadas a la gestión de conflictos en dicha escuela y finalmente. Tratar de comprender qué estrategias ha ido adoptando la comunidad escolar para promover la convivencia pacífica. Se justifica la relevancia de esta investigación en el contexto de la gestión pública, pues entendemos que existe la necesidad de estudiar las causas de los conflictos escolares e identificar estrategias efectivas para gestionarlos. Metodológicamente, optamos por una investigación cualitativa, incluyendo entrevistas a administradores/gerentes escolares, docentes y estudiantes, además de una revisión de la literatura sobre el tema actual. Los datos recopilados se analizarán mediante análisis temático. Se espera que los resultados de esta breve investigación puedan contribuir al entendimiento entre el órgano directivo de la institución estudiada, cómo pueden actuar colectivamente para mejorar la gestión de conflictos, buscando promover la convivencia pacífica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Conflitos-
Palavras-chave: dc.subjectConvivência Pacífica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectManejo de conflictos-
Palavras-chave: dc.subjectConvivencia pacífica-
Palavras-chave: dc.subjectEscuela-
Título: dc.titleBreve análise da gestão de conflitos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera no Município de Theobroma-RO: conhecendo suas estratégias para uma convivência pacífica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.