Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chalender, Vana Izabel de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Roselaine Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Elizangela da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:03:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:03:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971344 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | O tema "Desafios e possibilidades da gestão educacional: inovação e melhoria na tomada de decisões" explora a complexidade e as oportunidades presentes na gestão educacional contemporânea. O objetivo principal deste trabalho é analisar os desafios enfrentados pelos gestores educacionais na gestão de recursos e implementação de políticas públicas, identificando estratégias inovadoras que promovam a eficiência e a melhoria contínua da qualidade do ensino. A pesquisa busca responder à questão: como os gestores educacionais podem enfrentar os desafios da gestão de recursos e da implementação de políticas públicas, enquanto buscam a inovação e a melhoria contínua na qualidade do ensino nas instituições públicas? A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica sobre gestão educacional. Os resultados indicam que, apesar da escassez de recursos e das desigualdades sociais, a gestão educacional oferece inúmeras possibilidades, como a integração de tecnologias digitais, o fortalecimento da gestão participativa, o planejamento estratégico orientado por resultados e o desenvolvimento de lideranças educacionais. As parcerias público-privadas emergem como uma alternativa eficaz para potencializar recursos e conhecimentos, contribuindo para a melhoria contínua das práticas escolares. A conclusão ressalta a importância de uma gestão proativa e inovadora, capaz de adaptar-se às mudanças e promover uma educação de qualidade e inclusão. | - |
Descrição: dc.description | The theme "Challenges and possibilities of educational management: innovation and improvement in decision making" explores the complexity and opportunities present in contemporary educational management. The main objective of this work is to analyze the challenges faced by educational managers in managing resources and implementing public policies, identifying innovative strategies that promote efficiency and continuous improvement in the quality of education. The research seeks to answer the question: how can educational managers face the challenges of managing resources and implementing public policies, while seeking innovation and continuous improvement in the quality of education in public institutions? The methodology used included a literature review on educational management. The results indicate that, despite the scarcity of resources and social inequalities, educational management offers numerous possibilities, such as the integration of digital technologies, the strengthening of participatory management, strategic planning oriented towards results and the development of educational leaders. Public-private partnerships emerge as an effective alternative to enhance resources and knowledge, contributing to the continuous improvement of school practices. The conclusion highlights the importance of proactive and innovative management, capable of adapting to changes and promoting quality education and inclusion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Managemen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Challenges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory Management | - |
Título: dc.title | Desafios e possibilidades da gestão educacional: inovação e melhoria na tomada de decisões | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: