Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Xênia de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Darlene Mary | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T21:03:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T21:03:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1586 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971337 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho - Calama, como requisito para obtenção do título de mestre em Educação. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Elencar os principais desafios da educação pública ofertada no Território Federal de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980, (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios de ordem pedagógica enfrentados por docentes do ex-território que se encontram, após a transposição, na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além de (3) Contribuir com o incremento da produção científica mediante acervo virtual de fontes históricas. O desenvolvimento deste estudo tomou como base o método histórico (Rüsen, 2007) e a principal base teórica que deu sustentação às reflexões desenvolvidas foram: a relação entre memória e história (Le Goff, 2000a; Ricoeur, 2007), a relação entre documento e monumento (Le Goff, 2000b), os lugares de memória (Nora, 1993), as práticas cotidianas (Certeau, 1998). As categorias de análise centrais a esta pesquisa foram Fronteira, Território e Memória, pensados em relação à Educação pública ofertada em Rondônia. A investigação foi por meio da catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. As entrevistas foram gravadas com professoras e professores do ex-território que passaram pela transição de Território para Estado, com viés temático a respeito da educação pública e de suas experiências de trabalho. Os resultados indicaram que os desafios enfrentados pelas professoras e professores do ex-território eram semelhantes ao do Estado após a transição em 1982. Enfrentaram, além de desafios particulares, os de ordem política e econômica e após a transposição, encontram-se em face de um novo ambiente de trabalho, agora enfrentando os desafios da EPT. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | História da educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: