Estratégias de êxito e permanência no ensino superior: políticas voltadas à problemática das alunas-mães no ensino superior no Estado de Rondônia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoimbra, Gliciene Quintão-
Autor(es): dc.contributorSouza, Vanderlandia Tomaz de-
Autor(es): dc.creatorDourado, Michelle Pires-
Autor(es): dc.creatorSouza, Sâmela Pinheiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T21:03:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T21:03:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1453-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971333-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pesquisou as estratégias de êxito e permanência de alunas-mães no ensino superior em Rondônia, destacando as políticas públicas existentes no país e suas implicações, abordando os desafios enfrentados por esse grupo, que vão desde a falta de apoio familiar, emocionais, problemas financeiros e institucionais. Frequentemente, mães estudantes necessitam levar seus filhos menores às instituições de ensino por falta de suporte familiar ou até mesmo por não ter condições financeiras de contratar cuidadoras de crianças. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, e se baseia em um levantamento bibliográfico de dados. O objetivo do trabalho foi abordar os motivos que levam muitas alunas à evasão no ensino superior e verificar as possíveis estratégias de controle a essa problemática presente nas instituições de ensino superior no Estado de Rondônia. Diante dos resultados obtidos, destacamos a necessidade de ampliação sobre o tema, para que haja maior visibilidade do problema em cada realidade enfrentada nas Instituições de ensino superior no Estado de Rondônia, em busca de implementar ações transformadoras a partir da mobilização e comprometimento de todos os envolvidos em prol de ajudar a diminuir a evasão escolar das mães de ensino superior nas instituições públicas e privadas de Rondônia.-
Descrição: dc.descriptionThis work investigates the strategies for success and retention of student-mothers in higher education in Rondônia, highlighting the existing public policies in the country and their implications, addressing the challenges faced by this group, which range from lack of family support, financial problems and emotional to institutional ones. Often, student mothers need to take their children to educational institutions due to a lack of family support or even because they do not have the financial means to hire childcare providers. The study uses a qualitative approach, and is based on a bibliographic data survey. The objective of the work was to address the reasons that lead many students to drop out of higher education and verify possible strategies to combat this problem present in higher education institutions in the State of Rondônia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectMães-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectMothers-
Palavras-chave: dc.subjectDropout-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Título: dc.titleEstratégias de êxito e permanência no ensino superior: políticas voltadas à problemática das alunas-mães no ensino superior no Estado de Rondônia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.