Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Franco, Maira Vieira Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Otilia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:34:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:34:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/970855 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o relato de experiência do trabalho das orientadoras de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), anos de 2013 e 2014, na Regional de Ensino de Planaltina-DF. O Pnaic é uma formação continuada para professores alfabetizadores e se constitui em um espaço em que a aprendizagem tende a ocorrer de forma significativa e prazerosa, proporcionando aos docentes a reflexão sobre sua prática pedagógica. Nos encontros semanais, as orientadoras de estudos tinham a ludicidade como mediadora para superação dos desafios referentes aos estudos teóricos e estimuladora da criatividade nas salas de aula dos professores que participavam da formação. As considerações finais indicam que as orientadoras de estudos, ao longo destes dois anos, contemplaram, em seus planejamentos coletivos, a interação dos professores, os conteúdos previstos e a ludicidade nos encontros, sem perder de vista a realidade da escola pública do Distrito Federal. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação - UnB | - |
Relação: dc.relation | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encontros e debates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras - educação | - |
Título: dc.title | PNAIC : uma formação docente lúdica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: