
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Leite, Fernando César Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:30:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:30:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4938 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4938 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/969699 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo explora a questão do conhecimento tácito no contexto da ciência. Destaca inicialmente, com base na literatura, a dimensão tácita da produção e do conhecimento científico. Por meio de entrevistas buscou obter a percepção de pesquisadores docentes de diferentes áreas do conhecimento acerca dos processos de aquisição do conhecimento e de experiência, do compartilhamento do conhecimento científico, sobre a explicitação do conhecimento científico, o papel das tecnologias no compartilhamento do conhecimento científico e outros. Conclui com a elaboração de uma sistematização sobre a dinâmica do conhecimento científico tácito e explícito na pesquisa e na comunicação científica. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This article explores the question of the tacit knowledge in the context of science. It highlights, initially, the tacit dimension of the production and the scientific knowledge. Through of interviews it searched to get the perception of researchers from different subject areas about: processes of acquisition of the knowledge and experience, sharing of the scientific knowledge, scientific knowledge explicitation, the technologies in the sharing of the scientific knowledge and others. It concludes with the elaboration of a systematization on the dynamics of the tacit and explicit scientific knowledge in the research and the scientific communication. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento tácito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento da informação | - |
| Título: dc.title | O conhecimento científico tácito na dinâmica da pesquisa : alguns indícios | - |
| Título: dc.title | Tacit knowledge in the context of dynamic research : some indications | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: