
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Psychology, Department of Basic Psychological Processes | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Psychology, Department of Basic Psychological Processes | - |
| Autor(es): dc.creator | Klier, Cadu | - |
| Autor(es): dc.creator | Buratto, Luciano Grüdtner | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:29:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:29:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48848 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.neulet.2023.137066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/969336 | - |
| Descrição: dc.description | Retrieval practice, the act of recalling previously studied information, yields greater memory retention than repeated studying (retrieval practice effect). Retrieval practice can also protect memories against the negative effects of stress at retrieval in free recall tests. In cued-recall tests, however, retrieval practice may not provide complete protection against stress-related memory impairments. Here we ask whether these conflicting results may be explained by the relative difficulty of the study materials. Participants (59 men) first studied 40 Swahili-Portuguese word pairs. Half of the pairs were then repeatedly studied while the other half were repeatedly recalled. In each condition, half of the pairs were easy to remember (high in memorability) while the other half were more difficult to remember (low in memorability). Participants returned 1 week later for a final cued-recall test. Half of the participants underwent a stress-induction protocol (modified Socially Evaluated Cold Pressor Test) 25 min before the final test for all 40-word pairs; the other half underwent a control condition. Salivary cortisol and questionnaire responses were used to assess the efficacy of stress induction. Participants recalled more word pairs learned via retrieval practice than via repeated study, replicating previous research. More importantly, the results revealed an interaction such that stress decreased recall for easy items, but increased recall for difficult items that had been successfully retrieved during encoding (conditional analysis). The results suggest that the impact of stress on cued recall depends both on the learning strategy and on the intrinsic difficulty of the to-be-learned materials. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Elsevier B.V. | - |
| Relação: dc.relation | https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304394023000204?via%3Dihub#kg010 | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stress (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cortisol | - |
| Título: dc.title | The benefit of retrieval practice on cued recall under stress depends on item difficulty | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: