
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Simeão, Elmira | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:29:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:29:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/638 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/969014 | - |
| Descrição: dc.description | It introduces the teacher and students' experience of the University of Brasília (UNB) for the creation of a book based in the multivocality, methodology that explores the possibility of instrumentalization of a collective intelligence in the process of the knowledge production. The proposal resulted in a work of collective authorship in a process drifted through TIC, with the use of the plataform www.cid.unb.br in the Department of Information Science (UNB). The authors developed a list of key-words which were also organised for subsequent indexation and the generarion of metadados. This multivocal research, initiated with the publication of online summaries, later enlarged and published through the web, and promoting the autonomy in the search for information in a work of collective edition. The experience showed that the use of the multivocality in the generation of contents is already a tool to implement hipertextextuality and interactivity, which can simulate possible experiences in the traditional presencial teaching processes. The technique opens new possibilities of mutidimensional treatment of data and the no-linearity of the speeches engaged in an extensive research in the net as a tool in the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multivocalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação extensiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoria coletiva | - |
| Título: dc.title | Produción del conocimiento y multivocalidad : estudio de caso en la Universidad de Brasilia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: