
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
| Autor(es): dc.creator | Ceccim, Ricardo Burg | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Silas Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:28:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:28:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/968749 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde. | - |
| Descrição: dc.description | The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | IMS-UERJ | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Physis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Título: dc.title | Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” | - |
| Título: dc.title | Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: