
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Antunes, Alexandre Araujo | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Diogo Giancristoforo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:27:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:27:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23899 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.23899 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/968490 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa concentra-se no processo de entabulação de Vincenzo Galilei e em como o alaudista o relacionava à teoria musical da época. O tratado Fronimo foi escolhido por ser o texto em que Galilei descreve essa relação. O trabalho baseia-se nas principais características do processo de entabulação de Galilei, comparando-o com os processos de alguns outros tratados de entabulação da época. Para compreender como o processo de entabulação se relaciona com as teorias composicionais do século XVI, pesquisou-se dentro dos principais tratados da época as características que se relacionavam com o processo. Por fim, propõe-se uma forma de análise histórica baseada tanto no processo de entabulação como na teoria musical do período. Como exemplo, foi feita a análise da entabulação feita por Galilei e publicada no Fronimo de Io mi son giovinetta de Domenico Ferrabosco. | - |
| Descrição: dc.description | This research is centered in Vincenzo Galilei´s lute intabulation process and in how it was related to sixteenth-century music theory. Fronimo was chosen because it is the treaty in which Galilei describes this relationship. A description of the intabulation process´primary characteristics is compared to other forms of lute intabulation described by other authors from the same century. Next, the compositional theories relevant to the analysis of the music is selected based on the characteristics of the intabulation process. Finally, we offer a form of historic analysis for intabulations based on the relation between Galilei´s process and sixteenth-century compositional theory. As an example an analysis of Galilei´s intabulation of Domenico Ferrabosco´s Io mi son giovinetta was made. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contraponto vocal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entabulação | - |
| Título: dc.title | O processo de entabulação para alaúde de peças vocais no século XVI : Vincenzo Galilei e a relação entre entabulação e contraponto vocal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: