
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paula, Alessandra Valéria de | - |
| Autor(es): dc.creator | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:26:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:26:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37492 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/968199 | - |
| Descrição: dc.description | The formulation of the Brazilian National Core Curriculum, (BNCC, acronym in Portuguese) is marked by contradictory actions among the State and the social actors, besides significant institutional political crises which have affected the final version of the document for Secondary School level. This paper was written during the technical report elaboration phase of the National Council of Education, which had organized public hearings in the five regions of the country in order to legitimate the proposal addressed by the Ministry of Education. In this context, under the influence of authors who approach upon curriculum and public policies, we have analysed the approval process of the BNCC through the participatory observation of the hearing, the documents delivered by the present entities, and the rapporteur’s final opinion. The conclusions indicate that the dissent aroused lacked more time and space for debates among the educational community, the school and the State actors. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
| Publicador: dc.publisher | Infonomics Society | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Título: dc.title | The Brazilian national core curriculum : elements for an analysis of the democratic debate | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: